Mesmo com as condições adversas impostas pela pandemia, as companhias nikkeis no Brasil prosseguiram suas atividades com resiliência. No atual cenário, onde a pandemia recua gradativamente, está nascendo a demanda por novos padrões de valor, que tem como objetivo alcançar a sustentabilidade, e é neste contexto que será introduzida a série de artigos “O Agora das Companhias Nikkeis no Brasil”.
Neste terceiro artigo de apresentação de companhias nikkeis, conversamos com Takeshi Yasue, presidente da fábrica da Epson do Brasil. A Epson, líder mundial em tecnologia, fez do Brasil um mercado estratégico, com foco em impressoras domésticas e de escritório, impressoras têxteis e projetores
Perfil da Epson do Brasil | Nome oficial: Epson do Brasil Ltda. Localização: Barueri, SP; Resende, RJ Estabelecimento: Fundação em 1982, abertura de uma fábrica de 19 000 m² em Barueri em 1997 Funcionários: 816 Atividades: Resolução de desafios sociais através da inovação de impressoras – domésticas, de escritório, comerciais e industriais – e em áreas de fabricação, mercados visuais e estilo de vida. |
Tecnologias de “economia, redução e precisão” alinhados aos ODS – Liderado pela Seiko Epson Corporation do Japão, o Grupo Epson, reconhecido mundialmente como líder da indústria de impressoras, gera uma receita total anual de aproximadamente 1 trilhão de ienes.
Após abrir um escritório de vendas nos EUA em 1975, a Epson expandiu suas atividades para a América do Sul e, em 1982, estabeleceu a Epson do Brasil, com sede em São Paulo, e começou a venda dos seus produtos, principalmente as pequenas impressoras. Em 1997, foi inaugurada a Epson Paulista em Barueri, SP, dando início à fabricação de impressoras a jato de tinta com cerca de 50 funcionários. Hoje, o local abriga a sede e a fábrica da companhia. Mais tarde, também passou a produzir impressoras comerciais e, em 2020, a Epson Paulista foi incorporada à Epson do Brasil, que passou a ser responsável pela venda e fabricação. No Brasil, cerca de 60% dos funcionários são mulheres.
A Epson está empenhada na criação de uma sociedade sustentável e harmoniosa pela ligação de pessoas, bens e informações através das suas tecnologias de “economia, redução e precisão” e da tecnologia digital. A “economia” significa otimizar os processos e reduzir o consumo de energia; a “redução” significa a minimização do uso de recursos e a miniaturização do produto e processo de produção; e “precisão” significa criar dispositivos e processos sofisticados e precisos. Assim, a Epson já vinha desenvolvendo impressoras que economizam energia e recursos desde antes da popularização dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). A filosofia japonesa, mottainai (preocupação/indignação sobre o ato de desperdício), e as metas de “economia, redução e precisão” da Epson são essenciais ao pensar sobre a proteção ambiental global, uma tendência mundial em crescimento, e também contribui para o bem-estar das pessoas.
Uma abordagem inteligente sobre a proteção ambiental – Na “Visão Renovada Epson 2025”, plano de longo prazo da Epson formulada em 2021, a companhia identificou as iniciativas ambientais como tema de extrema importância. No plano, a Epson anunciou que até o presente ano de 2023, 100% da eletricidade de todas as suas instalações espalhadas pelo mundo será proveniente de fontes renováveis e que, até 2050, será atingido o estado de carbono negativo e não utilizará petróleo ou metais. Para atingir estes objetivos, a companhia pretende aumentar o engajamento no desenvolvimento de produtos e serviços que contribuam para reduzir a pegada ambiental da companhia e dos seus clientes.
Atualmente, visando incentivar o descarte correto de equipamentos e consumíveis no final de suas vidas úteis, a Epson do Brasil implementou um programa de coleta. Existem cerca de 130 pontos de coleta e, apenas em 2020, foram recicladas em torno de 41 toneladas de equipamentos e consumíveis da Epson.
No ano passado, em colaboração com a National Geographic, a companhia também anunciou a campanha Turn Down The Heat, que tem como objetivo promover a investigação científica sobre a conservação do “permafrost” do Ártico.
A tecnologia heat-free das impressoras Epson elimina a necessidade de aquecimento durante a aplicação da tinta, o que é vantajoso em termos de redução de emissões de CO2 em relação a outras impressoras que necessitam de aquecimento.
Atualmente, as impressoras Epson mais populares no Brasil são do modelo EcoTank, desenvolvida pensando na redução do impacto ambiental, e que têm um custo de impressão inferior ao comparar com as impressoras de cartuchos convencionais, dispensando a necessidade de se preocupar com os níveis de tinta remanescentes.
O reconhecimento da marca como apoiadora de projetos desportivos e culturais – Desde 2015, a Epson é a principal patrocinadora da equipe feminina de voleibol de Barueri, liderada por José Roberto Guimarães, que também é o treinador principal da seleção brasileira de voleibol. Como parceira da equipe, que quase foi obrigada a se dissolver por falta de recurso financeiro, já contribuiu com o desenvolvimento de mais de 400 atletas e mais de 50 pessoas de apoio. Mais recentemente, em 2022, a Epson fez a doação de dois projetores interativos para serem incorporados na reforma do nono andar do Museu da Imigração Japonesa. A Epson também fez a doação de 50 projetores que possibilitam uma viagem interativa pela história da língua portuguesa no Museu de Língua Portuguesa, reaberto em 2021 após um incêndio. Além de apoiar através da tecnologia, a companhia também está envolvida em atividades de desenvolvimento social: apoia projetos de cultura, proteção de jovens em situação de vulnerabilidade social e combate ao novo coronavírus. Isso está refletindo na maior notoriedade da marca.
“Acreditamos que é importante pensarmos na forma como podemos contribuir para a sociedade”
(Entrevista: Tomoko Oura)