O Agora das Companhias Nikkeis – Abe Advogados

Esta série de artigos apresenta “o agora das companhias nikkeis do Brasil”.

Na 28ª entrevista, conversamos com o advogado Marcos Abe, do escritório Abe Advogados, e Marcelo Cárgano, chefe do Japan Desk, que pertence ao mesmo escritório. O Abe Advogados é um dos principais escritórios de advocacia que presta serviços às empresas japonesas, suas filiais e empresas relacionadas que entraram no mercado brasileiro. A função da Japan Desk é o atendimento em língua japonesa. A Japan Desk é constituída por uma equipe de advogados brasileiros experientes, oferecendo serviços jurídicos completos e, em colaboração com os quatro grandes escritórios japoneses de advocacia e principais órgãos governamentais do Japão, proporciona tranquilidade aos clientes.

Perfil do Abe AdvogadosRazão social: Abe, Rocha Neto e Advogados
Localização: São Paulo (SP)
Ano de fundação: 2007
Número de funcionários: 80 (40 são advogados)
Atividade comercial: oferecimento de serviços nas principais áreas de direito
Site: https://abeadvogados.com.br/

Reconhecimento de especialistas em rankings jurídicos globais

Advogados Marcelo Cárgano (esquerda) e Marcos Abe (direita)

O Abe Advogados assessora empresas nacionais e estrangeiras em questões de: direito societário, fusões e aquisições, direito tributário e trabalhista, contencioso civil estratégico, arbitragem, imobiliário, contratos e proteção de dados. Embora seu foco principal seja o oferecimento de suporte jurídico para grandes e médias empresas, o escopo do trabalho também engloba assessoria às pessoas físicas nas áreas de planejamento tributário, planejamento sucessório, planejamento patrimonial, incluindo fusões e aquisições e governança corporativa para grupos empresariais familiares e empresários de empresas inovadoras.

Em sintonia com as necessidades de cada cliente, o Abe Advogados atua com excelência técnica e valores éticos impecáveis proporcionando uma abordagem completa e assim atender as demandas e expectativas dos clientes. Isso é comprovado pelo reconhecimento recebido da Chambers and Partners, um dos principais guias de referência no mercado jurídico global, que classificou o Abe Advocacia como “um dos melhores escritórios de advocacia do Brasil” no The Chambers Brazil 2022. Além disso, o Abe Advocacia foi classificado como “um dos melhores escritórios de advocacia da América Latina” e recebeu prêmios em outras categorias também.

Trabalhando com a pontualidade japonesa

Advogados Marcelo Cárgano e Marcos Abe atendendo uma visita

O sucesso na parceria de longa data entre um dos principais escritórios de advocacia do Brasil e as empresas japonesas se deve não apenas à expertise jurídica, mas também do modo de trabalho que lida com a pontualidade japonesa.

Foi levando em consideração a estreita relação do escritório com as empresas japonesas, que a Japan Desk foi estabelecida. A Japan Desk presta serviços personalizados às empresas japonesas através de uma comunicação avançada em japonês realizada por advogados brasileiros que entendem profundamente os costumes empresariais e a cultura japonesa, proporcionando tranquilidade aos clientes japoneses. O advogado Marcelo estudou na Universidade de Osaka como bolsista do Ministério da Educação do Japão e, de forma descontraída, brinca dizendo que “o primeiro japonês que aprendeu foi o Osaka-ben (dialeto usado na região de Osaka)”. No entanto, a sua proficiência em japonês e o atendimento atencioso e ligeiro o fazem parecer um japonês exemplar.

Além disso, o Abe Advogados promove programas de intercâmbio com escritórios de advocacia japoneses para obter experiências com empresas japonesas, enviando advogados brasileiros para o Japão e fornecendo treinamento regular para advogados e especialistas em direito do Brasil e do Japão. O Abe Advogados também dá boas-vindas a advogados japoneses que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Brasil.

Os 40 advogados do escritório trabalham em um ambiente de relacionamento igualitário e cada um atua na sua área de especialização para resolver problemas de clientes de acordo com suas necessidades.

Brazilian Business Law Review: canal para acesso às últimas notícias sobre legislação e economia

Recentemente, o escritório iniciou a prestação de serviços relacionados à energia limpa, créditos de carbono e apoio à entrada de empresas japonesas inovadoras, incluindo startups, no Brasil.

O “Brazil Business Law Review”, publicado em colaboração com a Embaixada da República Federativa do Brasil no Japão e outros escritórios de advocacia, fornece informações atualizadas em japonês e inglês sobre legislação e economia do Brasil, em constante mudança, bem como as últimas tendências da sociedade brasileira. Para estar de acordo com o objetivo de facilitar a ligação direta entre o Brasil e Japão, está disponível online para acesso. Para consulta: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-toquio/noticias/brazilian_business_law_review_vf.pdf.

Apoio a refugiados: influência dos avós imigrantes

Quando foi trabalhar na Amazônia durante a pandemia, Abe testemunhou o sofrimento dos refugiados venezuelanos que dormiam nas ruas após perderem seus meios de subsistência e lembrou das dificuldades enfrentadas por seus avós imigrantes. Durante a Segunda Guerra Mundial, seu avô liderou o esforço para enterrar vários livros e discos japoneses no solo para evitar a apreensão dos materiais pelo governo devido à proibição do idioma japonês, entretanto foi descoberto e preso.

Abe explica: “Assim como os imigrantes japoneses educaram seus filhos em meio às dificuldades e conseguiram prosperar no Brasil, os refugiados e imigrantes contemporâneos precisam de apoio para terem oportunidades semelhantes.” Em 2020, ele fundou a ONG AIRE para fornecer suporte básico aos novos migrantes. Comprou uma casa de 8 quartos em Diadema e atualmente oferece, por tempo limitado, recursos básicos para viver como alojamento, alimentação, aulas de português, assistência de emprego e apoio psicológico para refugiados venezuelanos e afegãos.

O escritório encoraja ativamente seus funcionários a participarem de iniciativas sociais que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de oferecer suporte gratuito para acesso ao sistema judicial para diversas ONGs, o escritório também se envolve na educação musical de crianças, contribuindo para o surgimento de músicos profissionais.

Entrevistadora: Tomoko Oura

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img