O Agora das Companhias Nikkeis: Yakult Brasil

Esta série de artigos apresenta “o agora das companhias nikkeis do Brasil”.

Presidente Atsushi Nemoto

Na 27ª entrevista, conversamos com Atsushi Nemoto, presidente da Yakult Brasil. “Intestino saudável conduz à longevidade”: este é o lema da Yakult. Ao andar nas ruas de São Paulo, ainda é comum avistar as “Yakult Ladies”. Elas andam empurrando carrinhos equipados com refrigerador e com o logotipo impresso da Yakult para distribuir os produtos geladinhos diretamente aos consumidores. A distribuição dos produtos pelas Yakult Ladies enquanto elas conversam amigavelmente com os moradores locais se transformou em parte da cena dos bairros residenciais de São Paulo.

Perfil da Yakult BrasilRazão social: Yakult S/A Indústria e Comércio
Localização: sede em São Paulo (SP); fábricas em Lorena (SP) e Lages (SC); fazenda em Bragança Paulista (SP); 76 pontos de venda (57 em SP); 29 empresas distribuidoras
Ano de estabelecimento: 1966 / Número de funcionários (em setembro de 2023): 1931
Atividade comercial: produção e distribuição de produtos lácteos fermentados e bebidas
Site: https://www.yakult.com.br/

Brasil: o segundo país do exterior que recebeu a Yakult

Linha de produtos da Yakult Brasil

Atualmente, a Yakult está presente em cerca de 40 países e regiões do mundo com o objetivo de proporcionar saúde a um grande número de pessoas, conforme seu lema corporativo: “saúde para pessoas e para o planeta”. Atrás do balcão de recepção do escritório localizado na sede da empresa, há uma decoração artística das embalagens dos produtos da Yakult produzidos e vendidos pelo mundo inteiro.

A primeira vez que a Yakult expandiu seus negócios para o exterior foi quando iniciou suas atividades em Taiwan, em 1964. Logo depois, em 1966, a empresa se estabeleceu no Brasil, que se tornou no segundo país do exterior a receber a Yakult. Em 1968, a Yakult Brasil inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), dando início à produção e venda do seu principal produto: o leite fermentado. Em 1979, outra fábrica foi estabelecida em Lages (SC), a cerca de 100 km de São Joaquim (SC), onde os imigrantes japoneses produziam maçã e, em 1984, iniciou a venda do suco concentrado de maçã Fuji, sem açúcar adicionado. Desde então, a empresa vem lançando produtos como o Yakult 40 (referido como 400 no Japão), Yakult 40 Light, Sofyl, Taffman-EX, Hiline F, Tonyu (leite de soja combinado com suco de frutas) e Yodel (bebida láctea combinada com suco de frutas). Hoje, a Yakult Brasil se tornou na filial da Yakult global que possui o maior portfólio de produtos.

Em 2001, o leite fermentado Yakult foi aprovado no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como o primeiro leite fermentado com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde. No mesmo ano, o Hiline também foi premiado como a única bebida voltada a mulheres no Brasil para a reposição de nutrientes necessários contendo vitaminas, minerais, fibras e ferro.

Mais de meio século de atuação das Yakult Ladies

Fábrica da Yakult em Lorena

No período de janeiro a setembro de 2023, a Yakult Brasil registrou a venda de cerca de 1,399 milhões de unidades de produtos lácteos por dia (a venda no Uruguai também está inclusa). No Brasil, 35% das vendas é por venda domiciliar e 65% é pelo varejo. Na Grande São Paulo, 53% é por venda domiciliar e 47% é pelo varejo.

Desde sua fundação, a Yakult cresceu lado a lado com as Yakult Ladies, que são empreendedoras independentes. O sistema de venda domiciliar através das Yakult Ladies, desenvolvido no Japão, também foi implementado no Brasil. Até setembro do ano passado, havia 4362 Yakult Ladies ativas, das quais 4015 eram afiliadas diretas da empresa).

Embora o papel das Yakult Ladies tenha sido criado inicialmente para oferecer oportunidades econômicas às mulheres, as Yakult Ladies também desempenharam a função de promover a conscientização sobre saúde entre a população brasileira: durante mais de 55 anos, elas explicaram a importância de prevenir doenças por meio do probiótico Lactobacillus casei Shirota, que contribui para a manutenção da flora intestinal. Como resultado, a marca Yakult se tornou sinônimo de leite fermentado entre os consumidores de São Paulo, mantendo sua posição como principal marca considerada nos momentos de compra ou consumo de produtos lácteos fermentados.

Não é fácil obter uma Yakult Lady: os funcionários visitam residências em busca de candidatas e instruem as mulheres sobre o modo de trabalho durante mais de um mês. Apesar do Brasil apresentar grande diversidade regional, econômica e étnica, a empresa conseguiu atender às peculiaridades de cada região graças às Yakult Ladies, que são pessoas da própria região. Atualmente, o número total de clientes comerciais e corporativos da Yakult Brasil é de 63.906 em todo o Brasil.

Apoio ao beisebol e ao Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos no Brasil

Em 1999, a Yakult Brasil inaugurou em Ibiúna (SP) o Centro de Treinamento Yakult e um campo de beisebol. Todos os anos, é promovido um torneio de beisebol juvenil, tem uma academia de beisebol administrada pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol para treinar jogadores. A Yakult Honsha (matriz da empresa, no Japão) apoia o World Aquatics, enquanto a Brasil Yakult apoia a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, mantendo um patrocínio contínuo.

Encerramento da venda de carne Wagyu da Yakult, mas a criação de gado continua

Criação de gado da raça Wagyu na fazenda da Yakult em Bragança Paulista

Desde a fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos das Raças Wagyu em 1995, as vacas leiteiras e bovinos Wagyu têm sido criados na fazenda da Yakult em Bragança Paulista. Embora tenha recebido boas avaliações dos consumidores, as vendas de carne foram interrompidas devido à falta de estoque. Houve lamento dos consumidores fiéis, mas a criação de gado será mantida.

Entrevistadora: Tomoko Oura

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img