Hokkaido Matsuri tem iguaria servida para o primeiro-ministro Fumio Kishida

Vieira na brasa (yaki hotate) é a novidade deste ano do Festival de Hokkaido prato cheio para quem aprecia frutos do mar – Reprodução

Que tal saborear uma iguaria servida no almoço ao primeiro-ministro japonês Fumio Kishida durante sua visita ao Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no dia 4 de maio, quando o premiê foi recepcionado pela comunidade nikkei? Trata-se do yaki hotate (vieira na brasa), um prato que, por enquanto, é oferecido somente em restaurantes sofisticados do país.

No Festival de Hokkaido, que chega a sua 30ª edição no dia 26 de maio, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), pela primeira vez o yaki hotate será servido na brasa por um kaikan, na versão que é consumida no Japão, à base de molho de soja e manteiga. No dia, a unidade será vendida a R$ 25,00.

Presidente do Hokkaido Kenjinkai, Oston Hirano explica que a inclusão do yaki hotate no cardápio servido ao premiê japonês foi um pedido da Embaixada do Japão e foi preparada na cozinha do Bunkyo. Oston conta que, para o Festival de Hokkaido, a matéria-prima será importada da província de Hokkaido por intermédio do Programa para a Promoção do Entendimento e da Cooperação com o Japão da Jica – a agência internacional de cooperação do Japão – com o intuito de contribuir para a promoção de produtos de empresas japonesas e para a revitalização econômica e regional do Japão.

Yaki-nishin – Além do yaki hotate, outro destaque do Festival é o retorno do retorno do yaki-nishin (arenque na brasa). Completam o cardápio a famosa lula na brasa e, de sobremesa, o choux cream de melão.

Haverá ainda churrasco, rodadas de bingo e apresentação de yosakoi soran com o grupo Ishin.

Oston Hirano lembra que o Festival de Hokkaido é o maior evento da associação e, nesses 30 anos, não parou nem mesmo na pandemia, quando funcionou no sistema take out (retirada). “Voltamos presencialmente em 2022 e para este ano aguardamos um grande público”, disse Oston, acrescentando que quem aprecia frutos do mar não pode perder o Hokkaido Matsuri.

(Aldo Shiguti)

30º HOKKAIDO MATSURI

Quando: Dia 26 de maio, das 11h30 às 15h30

Onde: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência (Rua Joaquim Távora, 605 – Vila Mariana – próximo à estação Ana Rosa do Metrô)

Entrada franca

Informações pelo telefone: 11/5084-67422

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img