Com mudanças, 15º Festival do Japão de Bragança espera público recorde

Grupo de taiko da Associação Nipo de Bragança, Aozora, é destaque nos dois dias de programação da 15ª edição do Festival do Japão de Bragança Paulista

Inserido no “Maio Cultural”, programa da Prefeitura de Bragança Paulista por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que visa oferecer gratuitamente à população uma variedade de atividades gratuitas em diversas expressões artísticas e formatos, o Festival do Japão de Bragança Paulista chega a sua 15ª edição neste sábado e domingo (18 e 19), na Associação Nipo-Brasileira de Bragança Paulista, no Jardim América, com expectativa de quebra de recorde de público. 

“Nossa expectativa é muito boa, pois o Festival do Japão de Bragança é um dos eventos mais esperados não só pelos moradores da cidade como também de toda região e vem crescendo a cada ano”, conta o presidente do Nipo de Bragança, Rogério Umeoka, lembrando que, no ano passado, o evento registrou a presença de cerca de 8 mil pessoas. “Este ano esperamos superar esse número”, afirma o presidente.

Tanto otimismo tem explicação. Consolidado, o evento conta com o apoio de “um meio time de patrocinadores e parceiros que abraçam a causa da comunidade nipo-brasileira”.

Fator limitador – De acordo com Rógério Umeoka, no entanto, a limitação de espaço da associação e o grande público que vem crescendo ano a ano, “criou um fator limitador muito grande, pois, a nossa estrutura não comporta mais o público que vem prestigiar o nosso Festival do Japão”.

Não à toa, os organizadores do 15º Festival Japão prepararam um evento com algumas mudanças na parte de organização com intuito de proporcionar mais comodidade para os visitantes. Segundo Uemoka, as principais alterações se concentram na parte de logística e no layout do evento. “Ressaltamos o empenho dos nossos voluntários – o evento costuma mobilizar cerca  de 150 nos dois dias –para melhorar o atendimento e proporcionar um ótimo Festival para o nosso público”, destaca Umeoka.

Desafios – Para realizar um evento deste porte – o Festival do Japão é o maior evento da associação – ele conta que um dos desafios do Nipo de Bragança tem sido a questão financeira. “O evento só é possível realizar graça aos nossos patrocinadores/parceiros, que acreditam na seriedade da nossa associação, que se dedica o ano inteiro para realizar o evento”, explica Umeoka.

Taiko contagiante do Wadan Taiko Ensemble se apresenta no palco do Festival do Japão de Bragança Paulista no sábado

Erros e acertos – “Com isso, a associação foca o ano inteiro em desenvolver esse sentimento de voluntariado nos nossos associados, que tem dado bons resultados”, diz ele, afirmando que “na nossa comissão organizadora do Festival do Japão não temos pessoas com expertise em eventos”. “O nosso evento foi crescendo e se tornou um dos principais eventos de Bragança Paulista, através de erros e acertos”, conta.

Espaço maior – “Procuramos aprimorar a cada ano e isso só foi possível graça ao empenho e comprometimento de todos os membros da comissão organizadoras, voluntários, patrocinadores/parceiros e colaboradores”, assegura Rogério, explicando que, “para resolver o problema de falta de espaço, a “Nipo vem trabalhando de forma séria e coerente para transferir o evento para um espaço maior, para dar maior comodidade para todo o público que prestigia nosso festival”. “Essa mudança está planejada para um futuro bem próximo, ou seja, teremos surpresa para os próximos anos”, antecipa Rogério.

Atrações – Nos dois dias, o 15º Festival do Japão de Bragança promete oferecer ao público uma verdade imersão na cultura japonesa através de música, dança, bazaristas e oficinas culturais. O público também poderá provar os saborosos pratos da culinária japonesa. A gastronomia do Festival Japão conta com pratos típicos da cozinha japonesa como gyudon (com carne wagyu), karê, yakisoba, pastel, tempurá, sushi, temaki, niguiri, e de sobremesa, o famoso tempurá de sorvete.

Das atrações de palco, são destaques Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Satoru Saito Ryubu Dojo, Grupo Wadan, Grupo Todos Nós e apresentações de artes marciais. 

Tarantela – Após a abertura oficial, marcada para sábado (18), às 13 horas, a programação prevê a apresentação da Tarantela, dança tradicional italiana em comemoração aos 150 da imigração italiana no Brasil.

Além disso, o Festival do Japão de Bragança conta com atrações “da casa”, como o Radio Taiso (ginástica rítmica japonesa), taikô Aozora Daiko e apresentações da Escola de Língua Japonesa.

Cosplay – Os fãs da cultura pop japonesa têm espaço garantido na festa com o Concurso de Cosplay. A atração, que vem conquistando um público cativo – formado principalmente por jovens não descendentes – tem a responsabilidade de fechar o Festival no domingo, por volta das 16h40.

As inscrições podem ser feiras antecipadamente (online) até esta quinta-feira (16) ou presencialmente até uma hora antes do início do concurso. A organização é do Seinenkai Nipo de Bragança Paulista, que coordena também o Anime Nipo, que já se encontra na sua 13ª edição.

“A Nipo tem como principal missão manter acessa a chama a cultura japonesa em todas vertentes que se apresenta: na língua japonesa através da nossa escola japonesa, nos esportes (judô e tênis de mesa), gastronomia, musica (karaokê), taikô e j-pop”, assegura Rogério Umeoka, acrescentando que a associação tem como visão que o Festival do Japão é um meio de perpetuação dos valores da cultura japonesa. 

Grupo Todos Nós é uma das atrações confirmadas de domingo no Festival do Japão de Bragança – Arquivo Aldo Shiguti

(Aldo Shiguti)

15ª edição do Festival Japão Bragança Paulista

Quando

Dias 18 e 19 de maio, das 10h às 18h

Onde: Associação Nipo Brasileira de Bragança Paulista (Avenida Nipo-Brasileira, 340 – Jardim América – Bragança Paulista – SP)

PROGRAMAÇÃO

DIA 18 (SÁBADO)

11H: Rádio Taissô

12H: Judô Nipo Bragança

12H35: Karaokê

13H: Abertura Oficial

14H: Tarantela Italiana

14H40: Karaokê Bragança Paulista

15H20: Escola de Língua Japonesa

16H: Wadan Taiko Ensemble

16H40: Yuri Kataoka

17H20: Taiko Aozora Daiko + Matsuri Dance

DIA 19 (DOMINGO)

11H: Radio Taisso

11H20: Karatê Kyokushin Academia

12H: Taiko Aozora Daiko

13H: Escola de Língua Japonesa

13H35: Ryukyu Koku Matsuri Daiko

14H15: Satoru Saito Ryubu Dojo

15H10: Karaokê Bragança Paulista

15H50: Grupo Todos Nós 

16H40: Concurso Cosplay

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img