Uma comitiva formada por quatro vereadores do Japão está no Brasil para uma pesquisa sobre a situação política e econômica, além de troca de opiniões com autoridades governamentais locais. Fazem parte do grupo os parlamentares Tsuneo Kitamura, Yasutada Ohno, Akiko Ikuina e Iwao Horii. A rota inclui ainda visitas a Portugal, Argentina, Panamá e Estados Unidos.
Além da parte política, os vereadores estreitaram relações com a comunidade. Na manhã do último dia 30, o grupo visitou o Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi) e o Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo.
O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana acompanhou os vereadores e as autoridades da Feredação das Associações de Província do Japão no Brasil (Kenren) recepcionaram todos no Ireihi, explicando a origem do Ireihi. Já no Pavilhão, o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa, e a vice-presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, Cristina Izumi Sagara, apresentaram a estrutura para as visitas.
Durante a visita pelo jardim japonês do Pavilhão, a comitiva se encantou com a cerejeira que estava começando a desabrochar as suas flores, no período do ano diferente do Japão, que é entre março e abril. Além de ouvir as explicações de Cristina com atenção, os vereadores fizeram perguntas sobre fatos históricos, especialmente sobre quando o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe esteve no Brasil.
Após a visita ao Pavilhão, a comitiva seguiu para Japan House São Paulo, onde conheceram as exposições e tiveram um encontro com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Posteriormente visitaram também o Museu da Imigração Japonesa e realizaram um almoço com os representantes de associações e organizações nipo-brasileiras.
(Lika Shiroma)