
Você sabia que o Japão é um dos países com o maior número de restaurantes premiados com estrelas Michelin? Em 2024, a França, a Itália e o Japão continuam a ser os líderes indiscutíveis no ranking dos países com mais estrelas Michelin, mantendo uma tradição de excelência culinária que é reconhecida mundialmente.
O Guia Michelin descreve a culinária japonesa como uma experiência gastronômica que vai além do sabor e se aprofunda na arte e na tradição. A culinária japonesa é conhecida por sua ênfase na sazonalidade dos ingredientes, apresentação meticulosa e técnica precisa. Destaca-se a habilidade dos chefs japoneses em transformar ingredientes simples em pratos que são ao mesmo tempo uma celebração visual e um deleite para o paladar. A harmonia de sabores, a utilização de ingredientes frescos e a atenção aos detalhes são aspectos que o Guia Michelin valoriza nos restaurantes japoneses. Além disso, a experiência de jantar em um restaurante japonês é muitas vezes realçada pela atmosfera tranquila e pelo serviço atencioso, aspectos essenciais para a classificação Michelin.
O prato mais icônico da culinária japonesa é, sem dúvida, o sushi. Essa iguaria, como conhecemos hoje, teve suas origens no período Edo, antigo nome de Tóquio, durante o século XVII. Foi nessa época que o médico Matsumoto Yoshiichi introduziu o vinagre no preparo do arroz para sushi, reduzindo significativamente o tempo de fermentação e preparo do prato para apenas um dia. Com a abundância de peixes e frutos do mar frescos na baía de Tóquio, o sushi começou a ser servido com peixe cru, o que era uma novidade na época.
Esse estilo de sushi ficou conhecido como Edomaezushi, que literalmente significa “estilo de sushi em frente a Edo”. A inovação não parou por aí, pois no século XVIII, Hanaya Yohei revolucionou ainda mais o conceito de sushi ao criar o Nigirizushi, um bolinho de arroz com uma fatia de peixe cru por cima, que podia ser consumido imediatamente e com as mãos. Este estilo de sushi rapidamente se popularizou devido à sua conveniência e sabor, e é amplamente reconhecido como a forma mais popular de sushi até hoje.
Outros pratos que ganharam reconhecimento internacional incluem o ramen, o udon, o okonomiyaki etc. Vale mencionar também as técnicas culinárias especializadas, como teppanyaki, onde os alimentos são elaborados em uma chapa de ferro, e yakiniku, um estilo de churrasco japonês. O yakitori, espetinhos de grelhados, é um prato popular em izakaya (pubs japoneses), enquanto pratos como sukiyaki destacam a carne japonesa de alta qualidade em preparações delicadas e saborosas.
Em resumo, a culinária japonesa vai muito além do sushi e sashimi. Seja em um restaurante estrelado Michelin em Tóquio ou em um modesto estabelecimento familiar, a culinária japonesa é uma celebração da simplicidade, a sazonalidade e do respeito pelos ingredientes.
Vamos aprender algumas expressões usadas em restaurantes no Japão!
