Presidente do Bunkyo reforça convite para recepção ao primeiro-ministro

Primeiro-ministro japonês Fumio Kishida visita o Bunkyo neste sábado

Depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (3), em Brasília, com o intuito de  fortalecer as relações bilaterais e de cooperação na arena internacional, o primeiro-ministro Fumio Kishida desembarca neste sábado (4) em São Paulo para uma série de compromissos com a comunidade nipo-brasileira e para um discurso sobre a política externa do Japão para a América Latina e Caribe, o primeiro feito na região por um primeiro-ministro do Japão em dez anos.

 A última vez que um primeiro-ministro japonês esteve no país foi em 2016, quando o ex-premiê Shinzo Abe participou da cerimônia de encerramento da Olimpíada no Rio, vestido do personagem de videogame Super Mario no meio do Maracanã.

A visita de Fumio Kishida a São Paulo acontece dez anos depois que Shinzo Abe esteve no Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social- a principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira.

A chegada ao Bunkyo, no bairro da Liberdade, que estava prevista para às 13h10, foi antecipada em dez minutos, portanto, para às 13 horas. Para a recepção ao premiê, o Bunkyo está convidando “todos os simpatizantes da cultura japonesa”.

Para isso, informa que o público deve comparecer entre 11h e 12h15. Após esse horário não será mais permitida a entrada. Não será necessário se inscrever previamente. A entrada será por ordem de chegada, com prioridade para crianças e idosos.

Na chegada, Fumio Kishida deve ser recepcionado por alunos de escolas brasileiras que mantém o ensino do idioma japonês.

Durante o período que permanecer no Bunkyo, Fumio Kishida participará de uma cerimônia no Grande Auditório. Lá, são esperados discursos do primeiro-ministro e do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa.

Após a solenidade no Grande Auditório haverá uma sessão de fotos com o primeiro-ministro.

Agenda – Do Bunkyo, Fumio Kishida, que nasceu na província de Hiroshima, visitará o Centro Cultural Hiroshima do Brasil, também no bairro da Liberdade.

A agenda do primeiro-ministro na capital paulista prevê ainda visitas ao Ireihi – Memoriam em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (mantido pelo Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) – e ao Pavilhão Japonês (administrado pelo Bunkyo), ambos no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo).

De lá o primeiro-ministro segue para a Japan House São Paulo, na Av. Paulista, e por volta das 16h25 ministrará uma palestra na Faculdade de Direito São Francisco (somente para convidados).

Jovens – Agradecimento ao governo japonês pela ajuda dada durante a pandemia e os 130 anos do Tratato de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, além de “oportunidades” para os jovens conhecerem o Japão devem dominar o discurso que o presidente do Bunkyo fará durante a recepção. Sobre os jovens, uma de suas prioridades desde que assumiu a presidência do Bunkyo, em 2019, Renato Ishikawa deve solicitar ao primeiro-ministro que sejam concedidas oportunidades para que eles possam conhecer o Japão, “ainda que em rápidas visitas, porque esses jovens voltarão transformados para melhor, e com multiplicada admiração e respeito pelo Japão, adquirindo sentimento de maior proximidade com a cultura e o povo japonês”. (Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img