Kagoshima Kenjinkai comemora 110 anos com presença de governador da província

Katia Akemi Uchimura, vice-presidente, e Masaki Fumioka, presidente da Kagoshima Kenjinkai

Fundada em agosto de 1913, a Associação Cultural Kagoshima do Brasil comemora seu 110º aniversário. Segundo seu atual presidente, Masaki Fumioka, é o kenjinkai mais antigo em atividade no país. Para marcar a data, será realizada uma cerimônia comemoratica para celebrar também os 115 anos da imigração do povo de Kagoshima no Brasil.

Com início às 10h, a cerimônia, somente para os associados, ocorrerá no dia 06 de agosto, no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo. Está prevista a visita e a participação de uma delegação vinda diretamente da província matriz do Japão, com o governador Koichi Shiota e o presidente da assembleia, Yasuhiro Matsuzato, além de seis prefeitos.

A cerimônia incluirá a outorga de homenagens, como de honra ao mérito, além de um almoço de confraternização no hall do Grande Auditório do Bunkyo.

Kagoshima Day – No dia anterior à cerimônia, dia 5 de agosto, a comitiva japonesa participará de três eventos na Capital, sendo um deles aberto para o público geral. No sábado pela manhã, o governador participará de um encontro com ex-bolsistas, também no Bunkyo, e à tarde, por volta das 14h30m acontece o único evento aberto para o público: o Kagoshima Day na Japan House São Paulo.

A ideia é divulgar a província para os descendentes da província e brasileiros em geral. Haverá desfile de quimonos típicos de Kagoshima e uma degustação à base de produtos da província preparados pela chef Telma Shiraishi.

Centenário do Kenjinkai foi celebrado na Assembleia de SP

No sábado à noite será realizado um jantar organizado pela delegação japonesa e pela associação brasileira. Todos os associados e suas famílias estão convidados para participar.

“Aguardamos ansiosamente a participação de todos os associados no jantar da véspera da cerimônia”, convida o presidente Fumioka do Kagoshima Kenjinkai, lembrando que entre os 781 pioneiros que vieram a bordo do Kasato Maru 172 imigrantes eram de Kagoshima.

“Hoje somos cerca de 1700 famílias e estamos na sexta geração”, conta o presidente, explicando que não possível estimar o número exato de descendentes de Kagoshima.

Associados e seus familiares interessados em participar do jantar do dia 5 devem entrar em contato através do número de telefone (11) 3862-2540, disponível também através do aplicativo WhatsApp, ou pelo endereço de e-mail kagoshimabr@gmail.com, até dia 7 de julho.

(Lika Shiroma e Aldo Shiguchi)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img