Mistério do Shin-chan: 5 lendas urbanas da obra

Vocês conhecem a obra criada pelo autor Yoshito Usui, “Crayon Shin-chan”? A série surgiu em mangá, sendo adaptada em animê é conhecida mundialmente pelo humor ácido e sujo. Grande sucesso por onde passa, esse ano a obra ganhou o seu primeiro filme 3DCG. Apesar da sua popularidade no Japão, existem algumas lendas urbanas da obra e hoje iremos apresentá-las para vocês.

Mas antes de falar propriamente das lendas urbanas, temos que apresentar Shin-chan e seus personagens. Assim, poderemos explorar quais são as lendas urbanas sobre a série e seus personagens.

Sobre Crayon Shin-chan

A obra traz sobre o cotidiano do personagem principal Shinnosuke Nohara, conhecido como Shin-chan, além da sua família e amigos. O animê não tem sequências de episódios, ou seja, não há necessidade de assistir os episódios anteriores para acompanhar a obra. O cenário passa em uma cidade chamado Kasukabe, na província de Saitama.

Mangá/Animê

O mangá foi lançado no ano de 1990 na revista “Weekley Action”, sendo publicado até 2000, posteriormente passou a ser publicada na revista “Manga Town” no final do mesmo ano. O animê teve sua estreia em 1992, e com o seu humor conquistou o grande público, e atualmente continua a sua exibição no Japão, completando 31 anos da animação.

Família do Shin-chan

A família é composta por Shinnosuke Nohara, Misae Nohara (mãe), Hiroshi Nohara (pai), Himawari Nohara (irmã mais nova) e Shiro (cachorro de estimação).

Shinnosuke ou Shin-chan

O personagem principal da obra é quem empresta o nome ao título, o Shin-chan. Um garoto de 5 anos que atormenta as pessoas em sua volta, e vive aprontando, dando trabalho e fazendo com que seus pais passem vergonha.

Vive mostrando as partes íntimas dele, dançando e se interessa por uma garota mais velha que ele (entre 16 a 25 anos, mais ou menos). Apesar de ficar aprontando e envolvendo todo mundo nos problemas, no fundo, ele é um bom menino, amado por todos.

Misae

Mãe do Shin-chan, e no dia-a-dia ela é dona de casa, dormindo até tarde, assistindo TV, comendo besteira, além de fofocar com a vizinha. Conhecida pela sua força, toda vez que o Shin-chan apronta, ela bate nele de uma forma bem peculiar (com palmadas, soco, pressiona a cabeça dele entre suas mãos fechadas com movimento de rotação).

É chamada de mão de vaca pela família, pois vive negando o aumento da mesada ou de dar um extra ao marido. Ás vezes nega de comprar bolacha para o Shin-chan, ração do cachorro, e ela até compra o mais barato, sem importar a qualidade, porém vive comprando roupa e acessório caros para ela. Ela também compra produtos para dieta (mas acaba não usando) e às vezes almoça fora de casa, enquanto o Shin-chan está na creche e o marido está no serviço.

Hiroshi

Pai do Shin-chan e trabalha no escritório em Tóquio. É descontraído e desleixado, mas é um pai ideal que mostra o seu potencial quando está em perigo. Acabou ficando conhecido pelo seu chulé poderoso, que nem a família aguenta.

Mesmo assim, não deixa de demonstrar carinho e amor pela família, com uma grande responsabilidade como chefe de família, pai e marido. Tendo diversos momentos cômicos, ele faz de tudo para proteger a sua família. Hiroshi é um homem que sempre pensa na família em primeiro lugar.

Himawari

A irmã mais nova do Shin-chan e que ainda não completou 1 ano. Teve a sua estreia no capítulo do dia 27 de setembro de 1996, sendo o Shin-chan que a nomeou. Adora joias e homens bonitos.

Shiro

A origem do nome vem da cor dele, branco, que em japonês é Shiro. Foi encontrado pelo Shin-chan e seus amigos, abandonado na rua, e como os amigos deles não tinham condições de adotar, o Shin-chan acabou adotando.

No começo a mãe dele não tinha gostado muito da ideia, mas atualmente tem amor e carinho da família toda e é muito bem cuidado.

Grupo de Amigos

O Shin-chan tem vários amigos, mas os que têm grande participações são os 4 amigos de creche: Tooru Kazama, Nene Sakurada, Masao Sato e Boo-chan. Eles criaram um grupo chamado Kasukabe Boueitai, com objetivo de proteger amor e paz do Kasukabe, mas normalmente não faz muita coisa grande, por ser crianças, muitas vezes acabam atrapalhando as pessoas.

Nos filmes eles têm grandes participações que acaba salvando não só o Kasukabe, mas também o mundo.

Tooru Kazama

É chamado por todo mundo pelo sobrenome, “Kazama-kun”. Apesar de ter apenas 5 anos, ele já consegue se comunicar em inglês, entende de informática, e está se preparando para entrar em uma escola particular.

Vive estressado com as brincadeiras do Shin-chan, mas pode ser o acúmulo de estresse de tanto estudar também. Também é conhecido por ser filhinho de mamãe.

Nene Sakurada

É conhecida como “Nene-chan”, sendo a única garota do grupo. Gosta de brincar de casinha, porém ela busca muita realidade nas coisas, então ao invés de ser brincadeira feliz, toda florida, tem muitas coisas pesadas como triangulo amoroso, marido desempregado, dívida, além de buscar a atuação próximo à realidade dos colegas.

Por essas questões ninguém do grupo gosta de brincar de casinha, porém ela cria sempre algum jeito para todos brincarem forçadamente. O brinquedo preferido dela é coelhinho de pelúcia, que quando ela se estressa, ela bate nessa pelúcia para desestressar.

Masao Sato

Masao é conhecido por ser chorão, sendo chamado de Onigiri, pelo formato da cabeça dele. Morre de medo da Nene-chan e dificilmente ele a contrária.

Medroso, mas quando entra em risco ou na frente da garota que ele gosta, se torna outra pessoa, todo confiante. Bonzinho até demais, que não consegue negar nada e acaba sendo aproveitado pelas pessoas. Segundo o Shin-chan, Masao é melhor amigo dele.

Boo-chan

É chamado de Boo-chan por todos e dentro da obra ainda não foi revelado o nome completo dele. Um menino cheio de mistérios, e a melequinha que vive escorrendo do nariz já virou o símbolo dele. Enquanto a mãe e/ou pai de todos os amigos acima já apareceram só os dele ainda não apareceram.

Esse personagem cheio de mistério só se sabe que é uma criança que vive com nariz escorrendo, que na hora de conversar, fala meio devagar e quebrado, além de gostar de colecionar pedras.

Lendas Urbanas do Shin-chan

1. O Shin-chan, na verdade, já está morto.

Começamos com a lenda mais trágica que é a lenda mais conhecida e debatida entre os fãs no Japão. Nesta lenda, o Shin-chan acabou falecendo em um acidente aos 5 anos, e a mãe entrou em choque.

Enquanto ela organizava as coisas dele, acaba encontrando o caderno de desenho e giz de cera do seu filho falecido. Nisso ela começa a imaginar como seria o dia-a-dia, se o Shin-chan tivesse vivo, começando a desenhar no caderno com o giz, o motivo do título da obra: Crayon é giz de cera em inglês, e o Shin-chan, o nome do personagem.

Outra razão é que teve alguns episódios especiais, onde mostram o cenário do Shin-chan e seus amigos na primeira série do Ensino Fundamental. O nome do animê nesses especiais mudou para “Empitsu Shin-chan” (Empitsu = lápis em japonês), sendo que alguns fãs acreditam que conforme a lenda, a Misae acabou de usar giz, utilizando o lápis para continuar a história “se o Shin-chan estivesse vivo”, a escrevendo na história do ensino fundamental.

2. A morte do irmão do Shin-chan

Próxima lenda é sobre o irmão do Shin-chan. No animê aparece somente a irmã mais nova, porém no mangá outro irmão mais novo aparece no capítulo onde mostra “5 anos depois”, e na obra não menciona o nome dele.

Nessa lenda é sobre a morte desse irmão. Com o nascimento dele, a atenção dos pais foi tudo para ele e o Shin-chan começou a ficar com ciúmes e começou a praticar bullying com o próprio, enquanto os pais não estavam de olho.

Mesmo assim o irmão adorava o Shin-chan, e vivia atrás dele. Mas certo dia, o Shin-chan foi no acampamento em família, e por falta de cuidado o irmão do Shin-chan acabou caindo no rio, e os pais não perceberam. O Shin-chan deparou com o seu irmão se afogando, pediu ajuda, porém como tinha ciúmes, acabou não ajudando, o que acabou levando a morte do irmão.

Após a morte do seu irmão, Shin-chan começou a ouvir voz dele dizendo “Shin-chan mae” traduzindo em português “Shin-chan, frente”. Certo dia, ainda ouvindo a vozes, ele caminhava na rua, e a voz que ele estava ouvindo ficou mais alto, parecendo estar gritando, e ele levou um susto e assim que parou de caminhar, o caminhão passou na sua frente.

Só de imaginar que se não fosse pelo grito que o assustou, ele teria sido atropelado, e agradeceu chorando ao seu irmão por avisar e salvar sua vida. Porém, a voz do irmão não sumiu, e pelo contrário, cada dia que passava ficava mais alto. Quando o Shin-chan ouviu atentamente, percebeu que o irmão estava falando “Shinjimae” que em português significa: MORRA.

3. Nome do Boo-chan

Conforme foi apresentado na introdução, o personagem Boo-chan é um personagem misterioso, e um dos mistérios é: Qual o nome do Boo-chan? Uma das teorias é que ele é chinês, e o nome dele é “Boo Chang”. A razão dessa teoria, é a fala dele que parece ter dificuldade na conversação, em relação as outras crianças.

Outra teoria sobre o nome é que em um episódio, com um campeonato de sumô das crianças, aparece o quadro com as tabelas com os nomes, e entre eles, aparece “Bootaro Igawa”, muitos fãs comentaram esse episódio, dizendo que esse pode ser o nome verdadeiro do “Boo-chan”  

4. Os pais do Boo-chan

Ainda continuando com a lenda urbana do Boo-chan, agora sobre os pais. Os pais do Boo-chan são as únicas pessoas que não apareceram até o momento no animê. A mãe aparece conversando com o Boo-chan em casa, porém o rosto fica escondido com os balões da fala.

Uma das teorias é abandono de responsabilidade parental, ou seja, não cuidar de seus filhos. A razão para essa teoria é que o Boo-chan vive com nariz escorrendo, e as pessoas acreditam que isso ocorre por os pais não o levarem ao médico, mesmo doente.

Outra teoria é que a mãe dele sofre bullying pelas outras mães, e por esse motivo ela não comparece em nenhuma das atividades das creches, como a reunião dos pais.

5. Previsão da própria morte

Essa lenda urbana diz que o autor da obra, Yoshito Usui estava prevendo a morte dele. A última vez que ele foi visto pela família foi no dia 11 de setembro de 2009, quando ele decidiu sair para escalar a montanha.

Mesmo virando o dia, o Yoshito não retornou, e a família ficou preocupado, pois ele tinha avisado que seria um bate e volta. Por esse motivo, a família acionou a polícia para procurar ele. Após 8 dias de procura, o Yoshito foi encontrado morto no penhasco na província de Gunma, e pela investigação se concluiu que foi um acidente.

Mas por que surgiu a lenda de que o Usui havia previsto a própria morte? A razão é que no capítulo do volume 19 da publicação em mangá, o Kazama-kun do futuro aparece na frente do Shin-chan, e a criança questiona para o Kazama-kun “Como está o ano de 2010?” e ele com uma expressão facial não muito legal, responde: “Tem certeza de que quer saber?”. Pela expressão e pela resposta do Kazama-kun, dá a entender que algo de ruim iria acontecer até o ano de 2010, ou seja, a morte do próprio autor da obra.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img