Primeiro Campeonato Pan-Americano quer fortalecer laços e atrair novos praticantes

Esporte ganhou cerca de 400 novos adeptos em todo país – FACEBOOK/UCGGB

São Paulo se prepara para sediar o histórico 1º Campeonato Pan-Americano de Gateball, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Estádio Toru Hondo, no bairro Vila Guarani, zona sul da cidade. O evento é promovido pela Pan American Gateball Union e realizado pela União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB).

Com o objetivo de prospectar a modalidade esportiva para outros países da América Central e Norte e quebrar o estigma de que gateball é exclusivo para idosos e asiáticos, o campeonato representa um marco importante para a expansão do esporte na região.

A ideia do Campeonato Pan-Americano foi concebida por Seizi Oga, ex-presidnete da UCGB, que sonhava em transformar o Campeonato Sul-Americano em um evento de alcance continental. Porém, na época, as diretrizes conservadoras da diretoria impediram a concretização do projeto. Desde o ano passado, o atual presidente da UCGB, Julio KAtsumi Hagio, vem se dedicando a visitas e reuniões com representes de países como Argentina, Peru, Paraguai e EUA, fortalecendo os laços e preparando o terreno para o Primeiro Campeonato Pan-Americano.

As expectativas são altas, com a inscrição de 112 equipes, embora limitações de espaço tenham impedido um número ainda maior de participantes. Algumas regionais chegaram a realizar seletivas para compor suas equipes com direito a participar do Campeonato, competindo com 4 países, além do Brasil.

Novos praticantes – O esforço de divulgação e incentivo do gateball tem surtido efeito, com a adesão de cerca de 400 novos adeptos em todo o Brasil, mostrando que o esporte está rejuvenescendo e rompendo com a imagem de ser apenas praticado por idosos. Hoje, a diretoria da UCGB é composta por 60% de jovens, que demonstram entusiasmo em expandir a modalidade e atrair novos públicos.

Na sexta-feira, os representantes de cada país participante do Campeonato se reunirão para orientações técnicas e, à noite, haverá um jantar de confraternização com apresentações artísticas. Além disso, o evento contará com a presença do representante do World Gateball Union (WGU) do Japão, que contribuirá com o troféu transitório e estandarte do Campeonato.

No sábado de manhã, ocorrerá a aguardada abertura oficial, com a presença de autoridades de instituições representativas japonesas no Brasil, incluindo o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

A expectativa é de que esse evento seja apenas o primeiro de muitos, impulsionando ainda mais o gateball na América.

Cartaz do Primeiro Campeonato Pan-Americano de Gateball

(Lika Shiroma)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img