Ministro Haddad chega ao Japão para fortalecer relações com outros países

Haddad chega ao Japão com intuito de mostrar plano econômico do Brasil a países desenvolvidos – SECOM-DIVULGAÇÃO

Encontro precede cúpula do G-7 e reúne ministros das finanças dos países mais desenvolvidos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desembarcou ontem (10) no Japão para participar como convidado da reunião do G7, grupo formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Na bagagem, o brasileiro leva um plano econômico do Brasil, baseado recém-aprovado arcabouço fiscal e a reforma tributária.

As sessões oficiais do G7 começam amanhã (12) e, de acordo com o Ministério da Fazenda, Haddad tem presença confirmada em todas. A primeira mesa, que contará também com a presença de Joseph Stiglitz, vai abordar o futuro do Estado de bem-estar social. A segunda sessão discutirá a macroeconomia de países emergentes e a terceira, o desafio do financiamento, sobretudo na área de infraestrutura. 

Durante sua participação no G7, o ministro tem como pauta três pontos principais: reforçar a relevância do Brasil no cenário internacional, discutir reformas necessárias para a economia e criar laços com atores do G7 e convidados, conforme informou a pasta.  “Paz, combate à desigualdade, questão das big techs, a questão democrática, de como enfrentar o avanço da extrema-direita no mundo e as dívidas dos países mais pobres, como os africanos. Tudo isso está na pauta”, comentou o ministro, antes do embarque.

“A presença de Haddad no evento também posiciona o ministro como um dos mais ativos internacionalmente, sobretudo entre os latino-americanos. Além disso, o Brasil tem a tarefa de defender a importância do G20, considerando o papel que o país desempenha por ser o próximo a presidir o bloco”, destacou o ministério. Outros países fora do G7 e convidados para a reunião incluem Indonésia e Índia.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img