Clínica EM Luis Eduardo Magalhães atrai novos praticantes

Participantes da 10ª Clínica de Gateball realizada em LEM

No dia 12 de agosto, o Centro Esportivo Clementina Murata, em Luís Eduardo Magalhães, Bahia, recebeu a 10ª Clínica de Gateball, realizada pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, com apoio da Federação Cultural Nippo Brasileira da Bahia. O evento contou com a participação de 26 entusiastas do esporte, incluindo quem se deslocou de cidade vizinha Barreiras e iniciantes interessados para conhecer o gateball.

A iniciativa para trazer a Clínica para a cidade partiu de Arthur Shigueo Mada, coordenador de gateball da Associação Nipo-brasileira de Luís Eduardo Magalhães (Anibralem). Mada tomou conhecimento do projeto da UCGB que visa levar as Clínicas para mais cidades brasileiras, e com o apoio e incentivo do Lincoln Murata, um dos atletas veteranos do clube, decidiu entrar em contato com a secretaria da União para tornar esse evento uma realidade.

O motivo que levou Mada e Murata a buscarem essa oportunidade foi claro. “Estamos com poucos jogadores, então precisamos incentivar mais pessoas a participarem”, explica o coordenador. Atualmente, o clube de gateball de Luís Eduardo Magalhães conta apenas com 10 membros, e a chegada de novos jogadores representaria uma motivação adicional para todos.

Helio Hiroshi Nakamura, diretor administrativo da UCGB, abraçou a ideia e colaborou com o coordenador Mada para preparar a Clínica de Gateball em Luís Eduardo Magalhães. Segundo seu relato, foram aplicados os dois primeiros módulos do gateball, utilizando duas quadras simultaneamente. Os iniciantes tiveram a oportunidade de aprender as técnicas básicas que permitem a participação em um jogo de gateball. Enquanto os jogadores mais experientes, receberam treinamento para aperfeiçoar seus fundamentos, além de reforçar o conceito de reconhecimento de campos. Os atletas veteranos do clube de Anibralem também atuaram como instrutores, juntamente com Eiji Baba e Helio Nakamura.

Ao final, um minitorneio foi realizado com os participantes da Clínica, onde todos foram premiados com brindes da UCGB, consolidando o espírito esportivo e de união que o gateball promove.

Os resultados positivos da 10ª Clínica de Gateball não demoraram a aparecer. Vania Tsukuda, Diretora de Esporte e Lazer, vinculada à Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães, que também marcou presença na Clínica, demonstrou apoio a iniciativa, acionando os coordenadores de professores de educação física das redes públicas. No dia 6 de setembro, já está programada uma atividade que envolverá 60 alunos com idades entre 12 e 15 anos, que terão a oportunidade de conhecer o gateball no campo da Anibralem, contribuindo ainda mais para a popularização do esporte na região.

(Lika Shiroma)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img