Japão Expresso: conhecendo os Doramas

Em grande quantidade nos catálogos de “streaming” os doramas, como são conhecidos os formatos das novelas asiáticas, popularizaram-se nos últimos anos. A indústria japonesa, percursora deste formato, emprestou o termo “drama” americano e inspirou países vizinhos a produzir e exportar suas respectivas séries. Mas qual é o diferencial dos doramas em relação a outras produções cinematográficas? No Japão Expresso desta semana, vamos conhecer um pouco mais sobre o mundo dos doramas e suas características.

Afinal, o que é dorama? A definição mais próxima é de que são “novelas” curtas, já construídas com enredo fechado e transmitidas em episódios semanais nas tvs japonesas. Diferente das novelas brasileiras que são mais longas e mudam, conforme a reação do público, os dorama têm histórias bem estruturadas, sem interferência externa, e um elenco enxuto. 

Segundo registros, o primeiro dorama da televisão japonesa foi ao ar em 1940, em caráter experimental, na NHK. O dorama 『夕餉前』 “Yuugemae” trouxe cenas familiares e agradou ao público com a temática leve. O potencial formato teve um hiato em seu desenvolvimento devido à Segunda Guerra Mundial e retornou, em 1953, trazendo diferentes gêneros, com o intuito de atingir diversos públicos. 

Dentre os mais populares estão: hoomudorama (dorama doméstico), jidaigekidorama (dorama de época) e getsuku (dorama das 9, que geralmente traz histórias de romance). Além disso, podemos destacar o taigadorama, um estilo de dorama com produção mais longa e que traz eventos e figuras históricas. Este gênero é tão importante para os japoneses, que a NHK transmitiu em fevereiro deste ano o dorama『大河ドラマが生まれた日』”Taigadoramagaumaretahi”, em comemoração aos 60 anos do estilo Taiga. 

E aí, se interessou pelos doramas japoneses? Acompanhe nossa coluna e aprenda várias curiosidades e expressões usadas nesse universo. O tema será abordado uma vez por mês!

(material cedido por Yoshi! Curso de Língua Japonesa Siga no Intagram: @ yoshi.cursojapones)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img