Primeiro-ministro japonês Fumio Kishida visitará o Brasil na próxima semana. O que esperar?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida – Ricardo Stuckert

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, deve anunciar sua intenção de fortalecer o apoio à proteção da floresta amazônica durante sua visita ao Brasil no início de maio, de acordo com fontes governamentais do Japão.

As medidas centram-se em contribuições financeiras e assistência à regeneração de terras agrícolas degradadas para prevenir a desflorestação e promover o desenvolvimento de paisagens agrícolas sustentáveis, disseram as fontes.

Espera-se que Kishida, que visitará o Brasil na próxima semana, assine um acordo de cooperação abrangente sobre mudanças climáticas, descarbonização e outras questões ambientais quando se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A sua visita ao país ocorre em um momento em que o Japão procura aprofundar as relações com os países em desenvolvimento e emergentes, entre os quais o Brasil é visto como um dos principais intervenientes, juntamente com a Índia e a Indonésia.

O Brasil está programado para sediar a 30ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP30, em 2025. Lula está ansioso para tomar medidas para salvar a floresta amazônica, chamada de “pulmão da Terra”. No que diz respeito à segurança alimentar, o Japão importa uma variedade de produtos agrícolas do Brasil, incluindo soja e milho.

Kishida pode prometer utilizar tecnologias agrícolas de ponta no Brasil para aumentar a produtividade através de programas fornecidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, patrocinada pelo governo, de acordo com as fontes.

A próxima viagem de seis dias do líder japonês até 6 de maio também incluirá visitas ao vizinho Paraguai, bem como à França.

(com informações de Kyodo News)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img