O que esperar da exposição “Japão em miniaturas de Tatsuya Tanaka”, na Japan House São Paulo?

As obras de Tanaka serão exibidas pela primeira vez na América Latina, incluindo um trabalho inédito feito para a JHSP, com materiais que representam o Brasil

Tatsuya Tanaka

Um artista e fotógrafo japonês tem chamado atenção do mundo inteiro desde 2011. Iniciando o projeto “Miniature Calendar”, literalmente um calendário miniatura, que consiste em publicações diárias em suas redes sociais, reimaginando e ressignificando objetos do cotidiano, propondo cenas e imagens em miniatura.

Estamos falando de Tatsuya Tanaka, que já realizou exposições no Japão e em diversos outros países, além de ter vários livros lançados, como “Miniature Life”, Small Wonders”, “Miniature Trip in Japan”, entre tantos outros títulos. O público brasileiro terá oportunidade de conhecer as suas obras pessoalmente pela primeira vez, através da exposição “Japão em miniaturas” na Japan House São Paulo (JHSP) entre os dias 16 de maio e 8 de outubro.

Além do “mitate”…

Tatsuya Tanaka utiliza da linguagem tradicional japonesa de “mitate” em suas obras, que compensa as coisas faltantes ou o vazio com a imaginação. No bate-papo com Nippon Já, o artista explicou com mais detalhes sobre essa técnica, que hoje se tornou a identidade das suas obras, além de contar sobre as primeiras impressões do Brasil na sua primeira visita e o processo de elaboração da obra inédita para a JHSP.

“Explicando de uma maneira simplificada, ‘mitate’ seria aproximar um objeto de outro que ele se parece”, diz Tanaka. “Acho que é algo como metáfora, mas é mais complexo do que isso”, completa. Segundo ele, “mitate” apresenta como sua principal característica a necessidade de pensar em alguma substituição ou compensação. “Por exemplo, quando a gente é criança e não tem brinquedo, a gente brinca com utensílios domésticos, isso já é um ‘mitate’”, explica. Tanaka aproveita essa condição de “falta” ou “vazio” para trabalhar a sua criatividade e produzir obras que encantam os fãs do mundo inteiro, independentemente da diferença cultural e do idioma.

Além da perspectiva inusitada e beleza estética das suas obras, os títulos que Tanaka pensa também são carregados de bom humor e diversão. Como a “Uma performance de provocar lágrimas”, que apresenta um homem “tocando” uma cebola representando o instrumento tradicional japonês, o taiko.

Tatsuya Tanaka
Japanese Drum – Tatsuya Tanaka / Instagram: @tanaka_tatsuya

Para a produção especial, Tanaka escolheu arroz e feijoada como matéria-prima, representando uma praia. “Primeiro porque Japão e Brasil está separados por um mar. Também soube que os pisos preto e branco da calçada a beira-mar são famosos no Rio de Janeiro. Então, achei que as cores do arroz e da feijoada representariam perfeitamente essas cores”, diz Tanaka sobre a justificativa da escolha dos alimentos para a sua obra inédita. Também revelou um detalhe interessante para os visitantes da exposição prestarem atenção. “Tem o fator histórico de quando os primeiros imigrantes japoneses embarcaram no Brasil através de viagem pelo mar. Então representei com as cores das roupas diferentes entre as pessoas que estão no barco, que são japonesas, e as pessoas que estão na areia, que são brasileiras”.

(Divulgação / Marina Melchers)

Sobre a sua primeira passagem ao Brasil, Tanaka conta que viu muitas semelhanças com o Japão. “Achei as comidas parecidas, por isso não estranhei tanto quanto as comidas de outros países que já visitei”, comentou o artista dizendo que gostou do sabor da feijoada, apesar de ter se surpreendido que o prato é salgado, pois sementes de cor escura na culinária japonesa é geralmente usada em doces.

Mesmo em meio a agenda apertada, Tanaka contou que já conseguiu visitar a alguns lugares turísticos do Brasil e se divertiu ao conhecer o Beco do Batman. “Falaram que eu podia desenhar nos muros de lá, então desenhei brócolis [que é a sua marca, por brócolis se assemelhar com árvore] em uns três lugares diferentes. Pode ser que acabem pintando algo por cima, mas quem tiver interesse pode procurar”, comentou bem-humorado.

Na mesma data em que a exposição será inaugurada para o público geral, no dia 16 de maio às 19h, o artista realizará uma palestra online, “Descobrindo o mundo das miniaturas de Tatsuya Tanaka”, transmitida no canal do YouTube da JHSP.

Japan House São Paulo | Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka

Período: de 16 de maio a 08 de outubro de 2023

Custo: entrada gratuita

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h

Sábados, das 9h às 19h – Domingos e feriados, das 9h às 18h

Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo

Mais informações: https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/japao-em-miniaturas-tatsuya-tanaka/

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img