O Agora das Companhias Nikkeis: Shofu Dental Brasil

Esta série de artigos apresenta “o agora das companhias nikkeis do Brasil”.

Material bioativo “Giomer”- Promove a melhoria da saúde oral com “multi-ion”

Na 22ª entrevista, conversamos com o presidente Tomomi Harashima da Shofu Dental Brasil. Estabelecida em 2017, a empresa é uma filial focada em vendas da Shofu Inc. (sede em Kyoto), que fabrica e vende materiais e equipamentos odontológicos. Desde o início efetivo das operações, há cerca de 5 anos, a reputação da empresa cresceu rapidamente, surpreendendo os parceiros do setor odontológico do Brasil: para os dentistas que valorizam a qualidade, “a confiança pelos produtos Made in Japan é maior do que entre os japoneses”.

Perfil da Shofu Dental BrasilRazão social: Shofu Dental Brasil Ltda.
Localização: São Paulo – SP
Ano de estabelecimento: 2017
Número de funcionários: 13
Atividades comerciais: venda de materiais odontológicos para dentistas
Site: https://www.shofu.com.br/

Do presidente até os funcionários, um time composto totalmente por dentistas

Presidente Tomomi Harashima

“A nossa empresa realiza marketing com uma equipe totalmente composta por dentistas, desde o presidente, vice-presidente até os funcionários. Isso é incomum nas outras filiais internacionais da Shofu”, afirma o presidente Harashima da Shofu Dental Brasil, que aproveita essa vantagem da empresa para o desenvolvimento do negócio. O presidente Harashima é um dentista brasileiro nascido e criado em São Paulo.

Geralmente, por realizarem os tratamentos com suas próprias mãos, os médicos e dentistas têm um conhecimento mais amplo sobre dispositivos médicos e materiais odontológicos do que os vendedores. Portanto, é frequente encontrar dificuldades quando o vendedor é apenas um negociante comum.

“Por sermos dentistas, conseguimos estabelecer uma comunicação igualitária com os clientes dentistas e também consigo usar a network que possuo em toda a América do Sul desde os tempos de estudante. Esses fatores contribuem para estabelecer a credibilidade nos negócios com maior facilidade.”

Empresário: tudo começou com a tradução de livros

Harashima se formou na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 1995 e passou dois anos como estagiário da JICA na Universidade Showa antes de retornar ao Brasil. Após retornar, dedicou-se ao tratamento de pacientes e ao ensino de estudantes de odontologia.

A virada ocorreu em 2016, quando a Shofu expressou o desejo de traduzir para o português o livro “Prótese Total em Busca da Excelência Estética e Funcional” (autores: Toshio Nakagomi e Michio Mukai) escrito por técnicos em prótese dentária do Japão. A pessoa inicialmente responsável pela tradução pediu para Harashima fazer a tradução, pois era mais proficiente em japonês. Nessa época, Harashima procurava algo além do trabalho cotidiano que poderia deixá-lo dedicado, então aceitou de imediato. O livro que tinha cerca de 200 páginas em japonês e ficou com 800 páginas após tradução para o português, foi concluído em quatro meses e o livro foi publicado em 2017, em sincronia com a realização do Congresso da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária (APDESPBR).

O Congresso contou com a participação dos autores do livro e do presidente da Shofu, e o tradutor Harashima foi convidado a conversar com eles. Na ocasião, Harashima recebeu uma proposta: “Estamos procurando alguém com conhecimento odontológico para estabelecer uma filial da Shofu no Brasil. Você poderia ser o presidente da filial?” Inicialmente recusou a proposta, justificando que ele é um dentista e nunca tinha administrado uma empresa. Porém, disseram-lhe que poderia começar apenas como um conselheiro periódico de uma semana e, quando visitou a sede de Shofu, sentiu um bom clima de trabalho. Além disso, recebeu permissão para tomar decisões de forma independente, o que acendeu sua motivação e, em 2019, começou efetivamente as operações de venda com um assistente. Desde então, a quantidade de clientes tem crescido gradualmente, chegando ao ponto de estar com dificuldade de atuar como dentista, então decidiu concentrar-se exclusivamente nos negócios da empresa em 2021.

Brasil: 20% dos dentistas do mundo

Parceiros da Shofu Dental Brasil em um evento

“O Brasil possui 20% de todos os dentistas do mundo, sendo que 60% deles estão no estado de São Paulo. Destes, metade estão concentrados na capital do estado. O Brasil tem um grande potencial na indústria odontológica mundial”, explica Harashima. No entanto, devido ao vasto território e grandes disparidades regionais e de renda, os negócios também precisam de criatividade e adaptabilidade.

Atualmente, os países com pontos de venda da Shofu englobam os EUA, onde estabeleceu sua primeira filial para vendas no exterior em 1971, Taiwan, Dubai, Alemanha, Cingapura, e, em certos países da Europa e Ásia, fazem pesquisas para desenvolvimento de produtos e a produção propriamente dita. Embora Harashima diga que “a filial no Brasil está apenas começando em comparação com as outras filiais da Shofu”, ele já sente uma boa resposta dos seus clientes em relação ao negócio que estão implementando.

O material bioativo que promove a contínua manutenção da saúde bucal mesmo após o tratamento

Material odontológico da Shofu

Desde a década de 1970, a Shofu vendia os materiais para próteses dentárias no Brasil através de revendedores, e já era reconhecida pelos dentistas brasileiros como uma marca confiável. Por isso, nunca demorou muito para explicar sobre a empresa aos clientes.

Atualmente, o maior destaque da empresa é um produto odontológico que utiliza um material bioativo, que possibilita a recarga e liberação de íons multi-funcionais. As três principais características do material bioativo são “defesa contra o ataque de ácido produzido pelas bactérias”, “inibição da desmineralização do esmalte dentário para preservação dos dentes” e “inibição da adesão de bactérias e formação de placa na área de tratamento”. Além disso, a difusão de íons pela cavidade oral mantém a superfície dos dentes lisa, com o efeito adicional de redução do inchaço nas gengivas.

Os produtos da Shofu também são doados para atividades voluntárias de saúde voltadas às comunidades socialmente vulneráveis, nas quais Harashima também participa, e para apoio de pesquisas universitárias.

“Os dentistas são essencialmente artesãos, então, eles conseguem dizer que o produto é 100% bom apenas com uma única rodada de uso. Gostaríamos que os dentistas que desejam melhorar o estado oral e proteger a saúde geral dos pacientes usem nossos produtos”, assim demonstrou a confiança inabalável pelos seus produtos.

Entrevistadora: Tomoko Oura

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img