O Agora das Companhias Nikkeis: H.I.S. de São Paulo

Esta série de artigos apresenta “o agora das companhias nikkeis do Brasil”.

Na 23ª entrevista, conversamos com o gerente Ryoma Arai, da H.I.S. de São Paulo. Em 2010, quando a H.I.S., uma das principais agências de viagem do Japão, abriu seu escritório em São Paulo, deixou os japoneses residentes no Brasil com uma impressão de que os laços entre o Japão e o Brasil tinham se estreitado. O advento da pandemia de COVID-19 teve um grande impacto no setor de viagens, mas, para se manter, a companhia também tem buscando negócios que vão além do segmento de viagens.

Perfil da H.I.S. de São PauloRazão social: H.I.S. Brasil Turismo LTDA.
Localização: São Paulo – SP
Ano de estabelecimento: 2010
Número de funcionários: 23
Atividade comercial: serviço de viagem
Site: https://his-brasil.com.br/jpn/

A nova era para as agências de viagem

Gerente Ryoma Arai

O escritório da H.I.S. de São Paulo fica em um edifício comercial adjacente ao movimentado Shopping Center 3 e a menos de um minuto a pé do Metrô Consolação. O escritório é um espaço de coworking, diferenciando-o do estilo tradicional das agências de viagens, que costumavam receber visitantes no balcão. No início, a H.I.S. prestava atendimento aos clientes nos balcões de instalações comerciais, mas, desde antes da pandemia, consultas e reservas de viagens já estavam acontecendo via e-mail e redes sociais. A pandemia foi determinante para acelerar essa transição. Embora atendimentos presenciais com agendamento prévio ou espontâneos ainda ocorram, a conveniência da internet e a necessidade de evitar riscos de segurança em São Paulo estão aumentando a demanda pelo modo online de organização de viagens.

A jornada como empresa inovadora no setor de viagens

Atendimento aos visitantes no espaço de coworking

Fundada em 1980, a H.I.S. foi pioneira na venda de passagens aéreas econômicas, marcando sua presença como uma empresa inovadora no setor de viagens. Arai ingressou na empresa em 1992. A partir do ano seguinte, a H.I.S. começou a atrair grande atenção, expandindo seus negócios de hospedagens nacionais e internacionais. Em 1996, a empresa anunciou a criação da companhia aérea Skymark Airlines (atualmente com capital separado). Assim, esteve engajada em desafios inovadores.

A entrada da empresa no Brasil em 2010 faz parte de um plano ambicioso da H.I.S. para atingir 1000 pontos de atendimento espalhados pelo mundo inteiro. Desde 2005, Arai foi designado para várias localidades como Macau, Hong Kong, Xangai, Cantão, Vladivostok e Saipan, com o objetivo de incentivar as viagens dos japoneses e as viagens dos turistas estrangeiros ao Japão. Durante a pandemia de COVID-19, Arai também se envolveu em iniciativas como a importação de produtos exclusivos do Azerbaijão e, em novembro de 2022, foi designado para São Paulo.

Todos os locais anteriores onde Arai foi designado possuem uma profunda ligação com o Japão, sempre havendo pessoas fluentes em japonês. Nesse sentido, a comunidade nipo-brasileira de São Paulo também é semelhante. Arai diz sobre suas perspectivas para o futuro: “Para criar raízes sólidas no Brasil, onde existe uma rica história de imigração japonesa, é necessário ter pessoas que nasceram, cresceram e que conhecem o país na liderança da empresa.”

Inteligência, a palavra-chave para o negócio

“Vamos!”: revista trimestral

Em outubro de 2023, a H.I.S. já atuava em 162 pontos de atendimento, distribuídos por 113 cidades de 58 países, além dos 134 pontos de atendimento no Japão. Através dessa rede de pontos de atendimento, a H.I.S. divulga e realiza as suas atividades de turismo. No Brasil, a agência oferece viagens turísticas para funcionários e turistas japoneses. Essas viagens abrangem destinos populares do Brasil e de outros países da América do Sul. Além disso, os serviços voltados para brasileiros incluem a venda da Japan Rail Pass, tours durante a época das cerejeiras (março a abril) e venda de ingressos para parques de diversões, entre outros planos que agradam os visitantes estrangeiros ao Japão. 

Devido à disseminação da internet, evolução no modelo de venda de passagens aéreas e chegada da pandemia, o modelo de negócios online tornou-se comum na indústria de viagens. Arai conta: “Embora as agências de viagem estejam passando por uma fase de declínio, o ‘conhecimento’ necessário para viagens abrange tanto a ‘informação’ quanto a ‘inteligência’. A informação pode ser obtida pela internet, mas a inteligência só pode ser adquirida com a visita presencial ao local e esta é justamente a diferencial da nossa empresa desde sua fundação”. A H.I.S. de São Paulo também publica uma revista trimestral chamada “Vamos!”, cujo conteúdo inclui informações detalhadas sobre os destinos na América do Sul e o estilo de vida em São Paulo.

“Takoyaki 8”: popularidade crescente durante a pandemia

“Takoyaki 8” no bairro da Bela Vista

Durante seus 44 anos de existência, a H.I.S. vivenciou desafios como a Guerra do Golfo e os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. No entanto, dentre os acontecimentos que impactaram a indústria de viagens, a pandemia de COVID-19 foi o mais notável. Para se preparar a possíveis crises futuras e ao período dinâmico em que vivemos, a H.I.S. abriu o restaurante “Takoyaki 8” no bairro da Liberdade em 2019 (takoyaki é uma bolinha grelhada feita com massa de farinha de trigo recheada com pedaços de polvo, crocante por fora e cremoso por dentro). O Takoyaki 8 foi um sucesso nos serviços de take-out e iFood durante a pandemia. Por isso, em outubro do ano passado, foi decidido abrir um segundo restaurante no bairro da Bela Vista.

Devido a um acordo mútuo entre o Japão e o Brasil, desde 30 de setembro do ano passado, houve isenção de visto para a estadia de até 90 dias para viajantes comuns. Com a facilitação das viagens, espera-se que mais brasileiros vão visitar o Japão. A H.I.S. pretende dar suporte aos viajantes, valorizando o fornecimento de uma experiência “emocionante”.

Entrevistadora: Tomoko Oura

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