Mapa de Okinawa desenhado à mão, retratos de reis e mais: família americana encontra arte japonesa centenária no sótão de casa

Mapa desenhado à mão de Okinawa – Divulgação

Em uma descoberta surpreendente, uma família em Massachusetts, nos Estados Unidos, encontrou uma coleção de artefatos japoneses antigos escondidos em seu sótão. Os itens, que incluem seis retratos, um mapa desenhado à mão de Okinawa e várias peças de cerâmica, remontam aos séculos XVIII e XIX.

Os artefatos foram descobertos enquanto os filhos de um veterano da Segunda Guerra Mundial organizavam os pertences do pai após seu falecimento. Ao perceberem a importância histórica dos objetos, a família notificou o FBI. A investigação revelou que algumas das peças estavam listadas no Arquivo Nacional de Arte Roubada do FBI há cerca de 20 anos.

O agente especial do FBI, Geoffrey Kelly, destacou a importância cultural desses objetos, afirmando que eles constituem a essência de uma cultura e que sem eles, parte da história é perdida1. O Japão planeja realizar uma cerimônia formal de repatriação para os artefatos recuperados.

Durante a Segunda Guerra Mundial, especificamente na Batalha de Okinawa em 1945, muitos tesouros do Reino de Ryukyu foram saqueados. O Arquivo Nacional de Arte Roubada ainda lista várias antiguidades de Okinawa como desaparecidas, incluindo retratos e uma coroa real.

“Isso é o que faz uma cultura. E sem isso, você está tirando a história deles”, disse Geoffrey Kelly, agente especial do FBI baseado em Boston que trabalhou no caso, em um comunicado.

“Portanto, é realmente importante para nós, como administradores de artefatos e patrimônio cultural, fazer todos os esforços que pudermos para garantir que estes retornem às civilizações e às culturas dos países aos quais pertencem”, acrescentou.

O FBI destacou ainda que dentro da casa de Massachusetts havia uma carta datilografada e não assinada, afirmando que os itens foram coletados em Okinawa durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img