Depoimento emocionante de brasileiro no Japão relata trajetória de altos e baixos no outro lado do mundo

Nesta edição, farei um pouco diferente do que o habitual. Ao invés de contar uma história sobre pessoas que, de alguma maneira, venceram e superaram diversos obstáculos no Japão em busca de uma vida melhor, deixo aqui um depoimento do próprio entrevistado. E começo com o Christian Shiono Miguel, residente no Japão há 19 anos. Confira: 

“Meu nome é Christian Shiono Miguel, tenho 46 anos e sou natural de São Paulo. Antes de vir para o Japão, morava em Goiânia (Goiás). Sou casado com a Márcia Shiono, uma artista plástica, e temos 4 filhos: Isabella, Luciane, Carol e Emanuel. Atualmente, residimos na cidade de Kakamigahara-shi, no estado de Gifu-ken, no Japão. Já faz 19 anos que estou aqui.

No Brasil, trabalhei como cabeleireiro por 14 anos e também tive uma confecção de moda feminina em sociedade com meu pai. Infelizmente, a empresa acabou falindo, deixando para trás muitas dívidas. Vim para o Japão em busca de uma vida melhor e para pagar essas dívidas.

No Japão, adquiri um salão de cabeleireiro na cidade de Minokamo-shi, onde estou há 16 anos. A aquisição ocorreu em um momento delicado para os brasileiros no Japão, durante a crise de 2008 do Lehman Brothers. Naquela época, muitas pessoas estavam retornando ao Brasil, mas mesmo assim, trabalhei duro e consegui superar os desafios de empreender em um país estrangeiro.

Por não dominar o japonês e falar pouco, dependo principalmente de clientes brasileiros. Ao longo do tempo, enfrentei a diminuição do público brasileiro devido ao fechamento de grandes fábricas em nossa região, como a Sony, que empregava muitos brasileiros. Além disso, houve o terremoto de Fukushima, que abalou a economia japonesa. No entanto, mesmo diante dessas adversidades, seguimos firmes e fortes.

Podcast – A pandemia de 2019 começou sem grandes impactos, mas em 2020 as coisas começaram a complicar. Tive uma proposta para montar um podcast em sociedade, que acabou não dando certo. Em 2021, decidi criar o CastBrothers Podcast, com o objetivo de mostrar empreendedores no Japão e pessoas que fazem algo diferente, além de ajudar outros brasileiros que vivem aqui.

No início, o podcast tinha uma proposta que infelizmente morreu junto com meu pai. Ele faleceu em agosto de 2021, algumas semanas antes do primeiro episódio. Meu pai era um empreendedor nato, e sua partida me fez repensar meus planos. Até o momento, já entrevistei mais de 280 pessoas no Japão, incluindo personalidades como Yudi Tamashiro, João Kepler, Fernando Ulrich, Luiz França, empresários, YouTubers e pessoas de utilidade pública.

Família – Minha família é extremamente importante para mim. Tudo o que faço é pensando neles. Temos o desejo de mudar para a Austrália e estamos estudando um modo de ir para lá, em relação ao Brasil por enquanto, sentimos que não é o momento adequado, considerando as mudanças no governo brasileiro e o aumento da criminalidade no país. Além disso, como somos evangélicos, em nossas orações, sentimos que Deus ainda não nos permitiu retornar ao Brasil.

Para Christian, minha família é extramente importante

Visão sobre o Japão e futuro – Desde que cheguei ao Japão, tenho observado grandes mudanças na economia japonesa e no poder de compra tanto dos japoneses quanto dos brasileiros que vivem aqui. Quando cheguei, itens como gasolina, carros, comida e carne eram muito baratos no Japão. Supermercados e impostos eram preocupações menores para nós. No entanto, atualmente, o aluguel, supermercado e impostos consomem grande parte do nosso dinheiro, dificultando a economia. Juntar dinheiro aqui tem se tornado cada vez mais difícil, ainda mais com os custos dos estudos dos nossos filhos e a preocupação com a aposentadoria.

Apesar dos desafios, estamos buscando novas soluções dentro do empreendedorismo para alcançar a mudança desejada. Através do podcast, tento apresentar uma nova perspectiva para os brasileiros que estão no Japão, mostrando que existe vida além das fábricas. Há muitas pessoas empreendendo no Japão e oportunidades para empreender aqui. 

Quero transmitir uma mensagem humanizada, destacando a jornada das pessoas, suas conquistas e como ajudam umas às outras no Japão. Minha família é minha maior motivação, e tudo o que faço é pensando no bem-estar deles.”

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img