Cuidar da saúde é fundamental (COLUNA ENKYO)

Por Mariana de Melo Rocha*

A sabedoria popular diz que “prevenir é melhor do que remediar”, e a ciência moderna cada vez mais dá respaldo a esse ditado.

A alta tecnologia do tomógrafo permite a realização de todos os tipos de tomografias – Divulgação

Atualmente, sabemos da importância de cultivar hábitos saudáveis para garantirmos bem-estar e longevidade. Atividade física regular, alimentação balanceada, atenção à saúde mental e sono reparador são alguns pilares na busca por qualidade de vida. Nesse contexto, consultas médicas periódicas são uma boa estratégia para avaliar o estado geral de saúde, além de identificar fatores de risco que podem ser modificados.

O médico tem o papel de auxiliar na promoção de saúde. É sempre importante lembrar que o cuidado deve ser individualizado de acordo com a necessidade de cada pessoa.

A periodicidade de visitas a um profissional qualificado permite, em alguns casos, diagnosticar doenças precocemente.

Um bom exemplo é a hipertensão, ou, como é popularmente chamada, “pressão alta”. É uma situação prevalente na população brasileira. Estima-se que, em 2021, cerca de 26,3% dos brasileiros conviviam com esta condição, o que representa cerca de 1/3 da população adulta (dados do Ministério da Saúde). Hoje esses números tendem a ser ainda maiores. Em suas fases iniciais, a hipertensão pode ser silenciosa, ou seja, não causar nenhum tipo de sintoma. Após anos de evolução, porém, ela começa a prejudicar o funcionamento de órgãos nobres, como o coração e o rim. Se o tratamento é indicado desde o começo, há grandes chances de evitar essas complicações.

Outras comorbidades também têm melhores desfechos com o diagnóstico precoce. Podemos citar, o câncer de mama, o câncer do colo uterino e o câncer colorretal como doenças cuja indicação de rastreamento já é bem reconhecida – sempre considerando a idade e o histórico de cada paciente ao indicar exames complementares.

Ter um profissional de confiança para te acompanhar e orientar nas diversas fases da vida é uma maneira de prevenir e, se necessário, remediar.

Saúde é um bem precioso e merece ser prioridade em nossas vidas. Cuide-se!

*Mariana de Melo Rocha

Médica – Clínica Geral

Centro Médico e Diagnóstico HNipo – Liberdade.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img