Com novidades, 25º Festival do Japão espera aumento de público em 2024

Gastronomia dos Kenjinkais (províncias) é um dos principais atrativos do Festival do Japão; espaço em 2024 terá novo layout – Arquivo do Aldo Shiguti

Considerada a maior festa da cultura japonesa do Brasil, o 25º Festival do Japão será realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho, no São Paulo Expo (zona Sul de São Paulo), com o tema “Ikigai – Viver com Propósito”, e o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o país.

O evento terá como palco o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo (sede do evento desde 2005), com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

Para esta edição a Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – entidade responsável pela realização do evento, espera um aumento de “5 a 10%” no número de visitantes. Em 2023, cerca de 180 mil pessoas passaram pelo São Paulo Expo. 

Melhorias – “Sou uma pessoa otimista por natureza. Acredito que este ano o Festival Japão terá mais visitantes, com um público de 5 a 10% maior do que o ano passado. A expectativa é batermos na trave dos 200 mil”, arrisca o presidente da Kenren, José Taniguti, explicando que o otimismo se deve, em parte, porque o evento deste terá melhorias e por conta do público cativo, que tradicionalmente já frequenta o Festival do Japão. 

“E, certamente, teremos ainda um público novo, que está sempre aumentando”, diz Taniguti, explicando que todos os espaços destinados às empresas foram preenchidos. “O mesmo com os bazaristas, aqueles pequenos comerciantes que participam todos os anos e que estarão nesta edição também. E ainda há os novos bazaristas. Isso é uma comprovação de que todos eles também acreditam que o festival será um sucesso”, crava Taniguti.

Transporte gratuito – Outro motivo para acreditar que o Festival do Japão deste ano será um sucesso é a volta do ônibus de linha, gratuito, que fará o trajeto até o São Paulo Expo. Com uma novidade: a saída será próximo à estação São Judas do Metrô. Lembrando que, no ano passado, o acesso foi feito pela estação Santos-Imigrantes e não foi permitido nem mesmo os ônibus de turismo. “Tivemos que nos virar com as vans, que foram insuficientes”, lembra Taniguti, acrescentando que o percurso São Judas-São Paulo Expo será feito por nove ônibus.

Segundo ele, voluntários também estarão a postos na Estação Jabaquara do Metrô (antigo local de partida) para orientar os desavisados.

Expo Japan – Neste ano, a celebração da 25ª edição do Festival do Japão terá uma participação especial do Japão e do governo japonês. Uma das principais novidades do evento será um espaço exclusivo B2B, no mezanino do São Paulo Expo, que sediará a primeira edição da “Expo Japan”. 

Trata-se de um espaço destinado apenas para convidados onde cada província do Japão mostrará o que tem de melhor. 

O evento contará com a participação de 141 empresários japoneses, de 40 províncias, que apresentarão as suas empresas e produtos para empresários brasileiros, de diversos segmentos e localidades.Este projeto conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF), da Jica e da Jetro, e é coorganizado pela Kenren. 

O diferencial será reunir empresários em um ambiente B2B, para promover oportunidades de negócios e novas parcerias entre Brasil e Japão. O objetivo do projeto idealizado pela Kenren é contribuir significativamente para a expansão dos canais de vendas e para a divulgação dos produtos japoneses no Brasil, e ao mesmo tempo, aprofundar os laços entre a província de origem e as associações de províncias brasileiras. Todas as informações estão disponíveis no site www.expojapan.com.br.

Layout – De acordo com Taniguti, o espaço será o mesmo do ano passado, quando foram utilizados os Pavilhões 5, 6, 7 e 8. Segundo ele, o layout também está um pouco diferente. “Agora está todo cheio porque no ano passado ficaram uns espaços vazios entre os pavilhões justamente por conta de algumas empresas que tinham dado o nome mas acabaram desistindo de participar”, explica Taniguti, afirmando que uma das preocupações é justamente o carro-chefe do Festival do Japão: a praça de alimentação.

Voluntários – Explica-se. O presidente da Kenren – entidade que reúne as 47 associações de províncias – comenta que este ano oito kenjinkais não participarão com suas gastronomias por falta de voluntários. Para Taniguti, “esse é um problema quem vem aumentando ano a ano pois se trata de um fenômeno que está ocorrendo em função da redução gradual de voluntários”.

Segundo ele, alguns kenjinkais estão terceirizando o preparo da comida como uma alternativa à falta de mão de obra. “A gastronomia é a alma do Festival do Japão. Foi onde tudo começou e até hoje cerca de 85% do público que frequenta o festival vai por causa da gastronomia. Ou seja, vai para comer. E por isso não podemos deixar essa tradição morrer”, conta Taniguti.

Além da gastronomia, o 25º Festival do Japão terá atrações voltadas para o público jovem, como o #FJTAON, Akiba Space e concurso cosplay.

Pratos são preparados com todo carinho pelos voluntários – Divulgação

(Aldo Shiguti)

25º Festival do Japão

Quando: Dias 12, 13 e 14 de julho. Sexta, das 11 às 21h; sábado, das 9 às 21h; domingo, das 9 às 18hOnde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo) 

Ingressoswww.festivaldojapao.com

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