Bairro da Liberdade celebra a cultura japonesa neste fim de semana

Neste sábado e domingo, ruas da Liberdade ficarão decoradas com os enfeites do Tanabata Matsuri – Aldo Shiguti

Considerado o maior festival japonês de rua do mundo, o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), chega a sua 45ª edição neste sábado e domingo (6 e 7). Nesses dias, o bairro da Liberdade – um dos principais cartões portais de São Paulo – espera receber um público estimado em mais de 120 mil pessoas. 

A programação, gratuita, conta com apresentação de grupos de taiko, danças típicas, cantores e demonstrações de artes marciais. No sábado, por volta das 14h, acontece uma cerimônia xintoísta próximo ao torii (portal japonês), na rua Galvão Bueno.

Realizado pela Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – há mais de quatro décadas, o evento deve receber turistas de todo o Brasil e até de outros países, atraídos pela história de amor de duas estrelas que foram separadas pela Via Láctea: Veja (Orihime) e Altair (Kengyu), uma lenda japonesa criada há mais de 4 mil anos e que se tornou tradição oriental desde o século XI.

Decoração – Para contar essa lenda, as ruas do bairro (Ruas dos Estudantes, Galvão Bueno, trecho da avenida Liberdade e a Praça da Liberdade-Japão) começam a ser decoradas já na noite de sexta-feira (5), com enormes bambus – cerca de 70 deles – que se entrelaçam formando grandes arcos onde são pendurados os tanabatas (enfeites).

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada um representando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – gratidão; rosa – amor; e azul – proteção aos céus.

Ao final da celebração, os pedidos são recolhidos pela Acal e, num prazo de 15 dias, acontece uma cerimônia xintoísta onde os tanzakus são queimados para que os pedidos cheguem ao céu e sejam atendidos.

Gastronomia – Nos dois dias, o público também poderá fazer compras na Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade – mais conhecida como “feirinha da Liberdade”.

Também são montadas barracas de alimentação na rua Galvão Bueno e Viaduto Cidade de Osaka com pratos típicos da culinária japonesa como yakisoba, okonomiyaki, tempurá, guioza e sushi, além de pasteis e espetinhos. 

Atrações – A programação artística tem início por volta das 10 horas tanto no sábado como no domingo. Passarão pelo palco montado na Praça da Liberdade-Japão e na pista cantores renomados como Joe Hirata, Pâmela Yuri e Ricardo Nakase, além de grupos de dança e taikô.

(Aldo Shiguti)

45º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Quando: Dias 6 e7 de julho. Sábado e domingo, a partir das 10 horas

Onde: Praça da Liberdade–África-Japão

Entrada franca

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img