O Agora das Companhias Nikkeis: Konica Minolta Brasil

Esta série de artigos apresenta “o agora das companhias nikkeis do Brasil”.

Na 30ª entrevista, conversamos com Kenji Matsubara (57 anos), diretor da Konica Minolta Brasil. Desde sua fundação em 1988, a empresa tem se dedicado à venda de equipamentos multifuncionais, impressoras de produção e impressoras de etiquetas. No ano passado, a Konica Minolta do Japão comemorou seu 150º aniversário, e a sua filial brasileira celebrou o aniversário de 35 anos. Na ocasião, foi criado um logotipo especial para ambas e aproveitaram o momento de comemoração para intensificar as suas atividades comerciais.


Perfil da Konica Minolta Brasil
Razão social: Konica Minolta Business Solutions do Brasil Ltda.
Localização: São Paulo (SP)
Ano de estabelecimento: 1988
Número de funcionários: 190
Atividade comercial: venda de equipamentos multifuncionais, impressoras de produção e impressoras de etiquetas
Site: https://www.konicaminolta.com/br-pt/index.html

A contínua liderança no mercado brasileiro através de impressoras de produção coloridas

Vice-presidente Hiromu Nishiwaki (destacado da Marubeni) Presidente Ronaldo Arakaki Diretor Kenji Matsubara (destacado da Konica Minolta)

A Konica Minolta Brasil foi fundada em 1988 como uma joint venture entre a Konica Minolta e Marubeni Corporation (com participações de 51% e 49%, respectivamente). Inicialmente, a empresa fabricava copiadoras em Manaus, mas atualmente se dedica à venda e ao serviço pós-venda de diversos equipamentos multifuncionais e impressoras no Brasil.

Esse é um setor dominado por empresas japonesas, que conseguem fabricar componentes de alta precisão para as máquinas. No Brasil, existem diversas outras empresas do mesmo setor, incluindo as japonesas, entretanto, segundo uma pesquisa de mercado, a Konica Minolta Brasil já mantém a liderança no mercado brasileiro de impressoras de produção coloridas há vários anos.

A empresa também é bem avaliada pela sua eficiente estrutura de serviço pós-venda, rápida resposta nos momentos que ocorrem falhas nos produtos e instrução sobre os produtos aos revendedores e técnicos.

Contribuição para realizar uma sociedade sustentável

Estande da Konica Minolta na “Fespa Brasil Digital Printing 2024”

Apesar de a Konica Minolta Brasil ter crescido até agora através da evolução dos seus produtos e serviços conforme a demanda de cada época, o atual mercado brasileiro de equipamentos multifuncionais está tão consolidado quanto os países desenvolvidos. Com a pandemia, o processo de digitalização (paperless) e a transição para o trabalho remoto foi acelerado, dificultando a continuidade dos negócios tradicionais da empresa. Na busca para se diferenciar dos concorrentes, a Konica Minolta passou a propor novos produtos, reduzir o custo associado aos seus produtos e resolver problemas socioambientais. O Grupo Konica Minolta define sustentabilidade como “contribuir na redução de problemas socioambientais por meio das atividades empresariais, ao mesmo tempo que promove o crescimento da empresa”. Esta abordagem é considerada como central na gestão da empresa. A Konica Minolta Business Solutions do Brasil têm focado nos últimos anos na venda de máquinas de impressão de produção.

A feira anual de impressão digital no Brasil

A feira “Brasil Digital Printing”, que reúne as principais soluções de impressão digital na América Latina, ocorre todos os anos em São Paulo. A Konica Minolta Brasil participa no evento todos os anos. Neste ano, a feira ocorreu do dia 11 a 14 de março no Expo Center Norte (FESPA). O estande da empresa estava localizado na entrada principal do prédio e era o estande que mais ocupava espaço na exposição, recebendo cerca de 2.200 visitantes em quatro dias.

Neste ano, o foco da Konica Minolta Brasil foi sustentabilidade e a empresa expôs suas impressoras de produção, impressoras de etiquetas e impressoras para embalagens (fabricadas pela Mtex). Entre os novos produtos, destacaram-se a impressora monocromática AccurioPress 7136P e a impressora PKG-800, ideal para impressão direta em caixas de papelão. As demonstrações e explicações das funções dos equipamentos, bem como a distribuição de amostras, foram realizadas com sucesso.

Na Flexo & Labels EXPO 2024, que acontecerá em São Paulo de 25 a 28 de junho, a empresa pretende apresentar o novo produto “AccurioLabel 400”.

Participação espontânea em comerciais de TV

Kenji Matsubara veio trabalhar no Brasil há cerca de dois anos, mas já era responsável pela América Latina há doze anos, e conhecia o Brasil e o Peru pelas visitas que fazia. “Já apareci espontaneamente num comercial quando estive em Peru”: relembra sorridente. Durante uma viagem para negociações no Peru, ele conheceu um gerente de uma distribuidora, fã do ex-presidente peruano Alberto Fujimori. O gerente confundiu o nome de Kenji com Kenya, que era o nome japonês de Fujimori, e ficou feliz. Então, Matsubara foi convidado a participar da filmagem para o comercial da Konica Minolta que iniciou espontaneamente e desempenhou literalmente o papel de um japonês que veio para fechar os negócios.

Matsubara comenta: “Antes de vir ao Brasil, eu só tinha a impressão de que a América Latina era descontraída, mas trabalhando aqui percebi a seriedade dos executivos na tarefa de gerenciamento e a atitude proativa e visão positiva dos funcionários.”

Ele enfatiza a importância de visitar clientes para apresentar a empresa e verificar o desempenho das máquinas e possíveis problemas. “Ouvir diretamente as mensagens dos clientes é muito importante e pretendo continuar com essas visitas.”

Sob o lema “criação de novos valores”, a Konica Minolta Brasil continua imprimindo lembranças positivas com seus negócios na América do Sul e contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Entrevistadora: Tomoko Oura

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