Evento no Bunkyo celebra o Dia Internacional do Nikkei

Organizadores, participantes, convidados e autoridades refletiram sobre os valores nipo-brasileiros no Dia Internacional do Nikkei – Aldo Shiguti

A Comissão Kakehashi Japão-Brasil realizou no dia 20 de junho, no Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, em São Paulo, a 5ª Comemoração do Dia Internacional do Nikkei. 

A data foi instituída em 2018, na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868.

Em São Paulo, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado oficialmente no dia 20 de junho.

Nesta edição, o evento convidou três destacadas personalidades do cenário cultural – a escritora e ilustradora Janaína Tokitaka, a intérprete de conferências em japonesa Anna Ligia Pozzetti e Nelson Sato, presidente da Sato Company, que discutiram sobre o tema “Reflexões sobre os oito valores nipo-brasileiros”. Alexandre Kawase, membro da Comissão organizadora, foi o mediador.

Aurélio Nomura, autor da Lei

Identidade – A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; do vereador Aurélio Nomura e da vice-cônsul do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Yuka Nogami.

Para Renato Ishikawa, “a celebração do Dia Internacional do Nikkei se consolida, a cada ano que passa, como importante referência para discutirmos sobre diferentes temas da imigração japonesa e também sobre a identidade cultural dos nipo-brasileiros”. Ele considera a celebração “de grande significado”. “Acredito que o legado e a história dos nossos ancestrais devem ser constantemente revisitados para incorporarmos novos ensinamentos e novas informações”, disse Ishikawa, que destacou a iniciativa liderada por jovens do Bunkyo.

Influência – Aurélio Nomura citou dados recentes do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão que dão conta que atualmente existem cerca de 5 milhões de pessoas de ascendência japonesa no mundo. “Esse número, por si só, mostra a importância dos nikkeis em todos os seus países e a influência que exercem na cultura e sua contribuição aos mais variados setores, seja na indústria, no comércio ou na economia de seus países, a exemplo do que ocorre aqui no nosso país”, explicou o parlamentar, acrescentando que a data se reveste de “caráter fundamental”.

“Por essa lei, a cidade de São Paulo associa-se à proposta desenvolvida em vários outros países que receberam os imigrantes japoneses. A proposta do Dia Internacional do Nikkei reforça o nosso compromisso de preservar, de incentivar e de transmitir à toda a sociedade brasileira, os valores nikkeis, bem como o legado dos pioneiros da imigração japonesa, uma história que esse ano completou 116 anos no último dia 18 de junho”, disse o vereador, afirmando que “a data também é motivo de união e de confraternização entre os cinco milhões de nikeis que se espalham por todo nosso planeta, sendo a grande maioria, 1,9 milhão aqui no nosso país”.

Herança – Já a vice-cônsul Yuka Nogami disse que é interessante observar como a comunidade foi além de assimilar e transmitir o legado deixado por seus antepassados em áreas como culinária, artes  ou esportes, por exemplo. “Mas também se dedicou a compreender os valores intagíveis recebidos como herança”, frisou, lembrando que, “devido a relevância dos resultados, o próprio primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, fez questão de mencioná-los em sua palestra no dia 4 de maio na Faculdade de Direito na USP”.

Em seguida, os convidados participaram de um bate-papo mediado por Alexandre Kawase.

Kawase com Janaína Tokitaka, Ana Lígia e Nelson Sato

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img