Comunidade nikkei do RJ celebra os 116 Anos da Imigração Japonesa

Esq.) S. Kusunoki, W. Yoshida, cônsul-geral T. Manabe, J. M. Curti, S. Bastos e K. Kurihara – Teruko Okagawa Monteiro

Neste mês de junho o Rio de Janeiro comemorou os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil com eventos exaltando a contribuição dos japoneses e descendentes ao desenvolvimento econômico e cultural da cidade e do Estado do RJ. 

A fachada do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, localizada na Praça Floriano, Centro, foi iluminada com as cores da bandeira do Japão entre 17 a 23 deste mês, graças ao apoio do vereador Carlo Caiado/presidente, vereador Pedro Duarte e muitos outros parceiros.

Em 18 de junho, o monumento ao Cristo Redentor também recebeu as cores da bandeira japonesa através da parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. Nesse dia é celebrado a chegada do Navio Kasato Maru ao porto de Santos em 1908, trazendo os primeiros imigrantes japoneses, que partiram de Kobe. 

Essa cidade portuária e a cidade do Rio de Janeiro receberam, em maio de 1969, o título de Cidades-Irmãs. Jacó Marcos Curti, representante do padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, recebeu o cônsul-geral Takashi Manabe, membros do Consulado do Japão/Rio, e os representantes das 4 entidades japonesas: Kenhitiro Kurihara, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Shinichi Kusunoki, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro. 

No plenário da ALERJ-Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no dia 19 de junho, a deputada estadual Elika Takimoto proferiu discurso comemorativo sobre a necessidade de reconhecimento da importância dos imigrantes japoneses no Brasil.

A deputada estadual Célia Jordão falou sobre as qualidades positivas dos imigrantes japoneses e sobre a cultura, que cativam a simpatia dos brasileiros. Posteriormente, a deputada estadual Elika Takimoto discutiu sobre o fortalecimento da cooperação com a comunidade nikkei do RJ, com Koji Fukasawa, presidente da Renmei, Kenhitiro Kurihara, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, e Leonardo Seiichi Sasada Sato e Hideo Yamawaki, representantes da REN Rio. 

(Texto de Teruko Okagawa Monteiro – Fotos do Consulado Geral do Japão – Rio de Janeiro)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img