‘A Embaixada do Japão apoia iniciativas de conectar jovens nikkeis e não nikkeis’ – Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi (ESPECIAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA)

Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi

Desde a chegada das primeiras famílias japonesas ao porto de Santos em 1908 até hoje, os imigrantes e seus descendentes superaram vários desafios por meio de seus esforços e perseverança, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e para o aprofundamento das relações bilaterais, como uma ponte de amizade entre nossos países. Acredito que reconhecer o dia 18 de junho como o Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil é uma prova de que tais contribuições da comunidade nikkei são amplamente reconhecidas na sociedade brasileira. Como o embaixador do Japão no Brasil, gostaria de expressar meus profundos agradecimento e respeito por seus esforços.

Como já muito noticiado, o Primeiro-Ministro do Japão, KISHIDA Fumio, visitou o Brasil entre os dias 3 e 4 de maio, quando se reuniu com o Presidente Lula. Na reunião, os dois líderes firmaram o compromisso de fazer do ano de 2025, que marca o 130º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, como o Ano do Intercâmbio da Amizade Japão-Brasil, com iniciativas em vários campos, incluindo política, economia, cultura, turismo e esporte. O alicerce para esse intercâmbio é a presença, no Brasil, da maior comunidade nikkei do mundo. Essa comunidade de mais de 2,7 milhões de nikkeis torna os laços entre os dois países ainda mais especiais.

Durante os dois anos e meio desde que assumi o cargo de Embaixador do Japão no Brasil, visitei muitos lugares do país e interagi com muitos nikkeis. Em toda parte, posso ver como a comunidade Nikkei, que contribui para o desenvolvimento local, ganhou a confiança da população e atuou de forma ativa em prol das relações amistosas entre o Japão e o Brasil.

Para que a comunidade nikkei continue a se desenvolver, é cada vez mais importante envolver a geração mais jovem de nikkeis e mulheres, bem como não nikkeis com interesse no Japão. A Embaixada apoia iniciativas de conectar jovens nikkeis e não nikkeis e projetos para promover a participação das mulheres.

Para concluir, desejo a todos os imigrantes e seus descendentes muita saúde e sucesso em suas atividades

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img