Hoje em dia se tornou normal consumir vídeos da internet. Todo mundo assiste algum criador ou segue algum canal. Com uma câmera na mão, então, qualquer um pode se tornar um criador. Mas será que só isso basta para chamar a audiência? E se o criador não precisasse ser de carne e osso? O público se identificaria com alguém assim?
Pois pode acreditar que sim. Uma das inovações surgidas nesses últimos tempos foi o VTuber, ou Virtual Youtuber, que são personagens em 2D ou 3D criados para apresentarem vídeos. E isso se tornou uma moda no Japão de alguns anos para cá. Estourando em 2017, essa cultura é muito diversificada. Fazendo gameplays, lives, react, cantar e dançar, o leque de atuação e gênero desse mundo é amplo o suficiente para todos os gostos.
Enumeramos aqui os dez maiores VTubers do Japão:
1 – Gawr Gura
Com mais de três milhões e 900 mil inscritos no seu canal do Youtube, essa personagem é baseada em “tubarões”. Com uma história de ser descendente da antiga civilização Atlântida, a VTuber tem mais de 9000 anos de idade. Ganhou destaque ao bater a marca de um milhão de inscritos em menos de um mês. Em seu canal, os conteúdos de destaque são lives de gameplay e karaokê.
2 – Kizuna AI
Com mais de 3 milhões de inscritos no Youtube, Kizuna AI foi a VTuber pioneira no Japão. Ficando muito famosa, já lançou álbum fotográfico e programa de tv. Em 2022, anunciou uma pausa em sua carreira, sem tempo determinado para voltar. Os seus vídeos contabilizam com mais de 400 milhões de visualizações.
3 – Mori Calliope
Mori Calliope tem mais de dois milhões de inscritos no Youtube. Falando em inglês e fazendo rap, já foi destaque por ser uma das lives que mais faturavam, chegando na casa dos 30 milhões de ienes (cerca de R$ 110 mil). Sua música também atrai atenção, sendo elogiada pelo meio crítico. Já ficou em primeiro lugar no chat do Itunes do Japão na categoria hip-hop.
4 – Usada Pekora
Possuindo um milhão e 940 mil inscritos, essa virtual youtuber começou em 2019. Com destaque em gameplay, é muito requisitada na área de games. Já fez comercial da Nissin, e já foi a quarta criadora mais vista em 2020.
5 – Houshô Marin
Essa Vtuber possui um milhão e 920 mil inscritos. Sendo uma capitã pirata, ela trabalha como youtuber para juntar dinheiro para comprar o seu navio para procurar tesouros. Nas lives faz gameplay, desenha ao vivo, canta, conversa, entre várias coisas. Em 2020, foi a quarta youtuber que mais faturava em lives.
6- Shirakami Fubuki
Com um milhão e 880 mil inscritos no Youtube, essa personagem é uma colegial raposa. Nascida de um aplicativo para smartphone, a sua carreira como virtual youtuber começou em 2018. Além de fazer sucesso no Japão, também faz muito sucesso na China.
7-Inugami Korone
Inugami Korone possui um milhão e 820 mil inscritos em seu canal. Em seu perfil oficial, a descrição sobre a personagem é “de uma cachorra de padaria da cidade grande. Enquanto não trabalha cuidando da loja, fica jogando videogame”. Suas llives são centradas em game. Já fez uma live de gameplay onde ficou 19 horas seguidas jogando sem parar. Também Já foi meme e virou figurante do jogo “DOOM Eternal”.
8- Watson Amelia
Inspirada no assistente de Sherlock Homes, John H. Watson. Essa personagem fala em inglês e sua história é de uma detetive que sonha em ser uma Idol (ídolo). É também uma viajante do tempo. Faz muitas lives de games e react de filmes ao vivo com o seu público. Tem um milhão e 660 mil inscritos.
9- Minato Akua
Começando em 2018, seu personagem é de uma empregada virtual meio desastrada. Gosta bastante de videogame. Em 2020, fez pela primeira vez um show de música, que foi online. Em seu perfil diz que ela gosta de comer omelete uma vez por semana. Tem um milhão e 630 mil inscritos em seu canal.
10 – Shirogane Noeru
Com um milhão e 490 mil inscritos, Noeru é criada em 2019. Fazendo gameplays e conversando com o público, uma das suas especialidades é o ASMR. Sendo uma cavaleira musculosa, seu intuito é reunir pessoas que gostem de artes marciais. Sua comida favorita é gyudon (tigela de arroz com carne).
**** Recomendação Extra
Nemaui
Uma virtual youtuber de Okinawa. Falando no dialeto okinawano, ela fala aborda a cultura de Okinawa, mostrando a gastronomia, as paisagens e lugares turísticos, questões históricas, fazendo até um “tour” virtual pelo castelo de Shuri. Dentre várias coisas que ela faz, um destaque seria os covers de sucesso da música japonesa cantada no seu dialeto. O seu objetivo é se tornar embaixadora virtual de Okinawa.