O Workshop sobre Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico foi apresentado com sucesso em Hamamatsu. O evento contou com a participação de 15 pessoas, entre profissionais que já atuam no mercado e outras interessadas na área.
O encontro preparado pelo jornalista Silvio Mori, correspondente da TV Cultura no Japão, teve como finalidade preparar os profissionais de fotografia e vídeo na produção de reportagens online e para TV.
“A ideia surgiu em 2021 na cobertura da Olímpiadas, quando precisei de um cinegrafista para a cobertura e encontrei apenas videomakers. O cameraman para a produção de reportagem precisa entender os termos técnicos e isso são poucos que sabem”, explicou Mori.
O trabalho de assessoria de imprensa, que envolve fotógrafos e cinegrafistas, também foi abordado, principalmente sobre o direito de propriedade e uso de imagens, seja em vídeo ou foto.
O conteúdo de fotojornalismo foi ministrado pelo fotojornalista Henrique Arakakai do site Midiamax/Uol, que fez a explanação online, direto dos estúdios do site, considerado um dos mais acessados em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
O material de aprendizado foi ampliado com a participação do fotojornalista Marcelo Hide, que atende a agência FolhaPress, Estadão e Veja. Hide passou sua experiência de como atender os grandes sites do Brasil, desde o pedido da pauta até o envio do material finalizado.
O tema Repórter Cinematográfico, foi apresentado por Luciano Tsuda, que há mais de 20 anos trabalha na Rede Globo. Em seu currículo, coberturas jornalísticas como terremotos, guerra e olimpíadas. Tsuda trabalhou com grandes jornalistas que foram correspondentes no Japão, como Márcio Gomes, Roberto Kovalick e Carlos Gil.
Luciano pontuou as técnicas de vídeo utilizadas em uma reportagem, como qualidade e tamanho de imagem, enquadramentos, a velocidade de envio das imagens e as transmissões ao vivo.
O Workshop serviu de base para a indicação de novos profissionais para os veículos de imprensa, principalmente para as grandes empresas.
“Sempre que há um acontecimento de grande proporção aqui no Japão ou na Ásia, as emissoras de televisão do Brasil e os grandes sites pedem indicações de profissionais, agora já temos excelentes nomes para indicar”, revelou Mori.
O evento contou com a parceria da Universidade Cruzeiro do Sul – Polo Hamamatsu, Shigoto ME, Hiro World, Black Birds Creative Studio, Humami Restaurante e Taiyo Corporation.