(Spoiler: Ao final desta matéria você encontra a lista de presentes mais populares do White Day no Japão!)
A retribuição e a gratidão são fundamentos de vários costumes japoneses, como é o caso de ochugen e oseibo. É uma tradição iniciada ainda no período Muromachi (1336-1573) que são um tipo de “presente” para dar aos seus amigos e familiares em determinada época do ano como um agradecimento.
O Valentine’s Day (dia 14 de fevereiro) seria equivalente ao dia dos namorados no Japão, sendo uma data comemorativa agregada ao calendário dos japoneses relativamente recente. Tornando-se popular somente nos anos 1950, mas logo em 1980, os japoneses inventaram uma data para retribuir ao presente recebido no Valentine’s Day: o White Day.
Assim, no caso em que a pessoa que recebeu o presente no dia 14 de fevereiro deseja corresponder à declaração da outra, um mês após, ao dia 14 de março, ela irá retribuir presenteando também.
Igualmente ao Valentine’s Day, cada item escolhido como presente possui um significado representativo no White Day também. Confira a matéria do Valentine’s Day para conhecer o significado de cada doce.
Além de doces, objetos que podem ser usados no cotidiano, como acessórios e creme hidratante para as mãos, são opções populares de presentes.
Top 10 de presentes mais aguardado pelas mulheres no White Day
- Bijuterias, como anel, pulseira, colar e acessórios de cabelo
- Ítens de moda, como luva, lenço e cachecol
- Flores
- Bolsas e carteiras
- Comidas de luxo (gourmet)
- No Japão é popular o serviço de encomenda de comidas de luxo por internet. Desde frutas, carnes, frutos do mar e até doces preparados especialmente e são vendidos por um preço “diferenciado” também.
- Joias de grife, como Bvulgari e Cartier
- Ingressos de consertos, shows e cinema, ou ainda gift cards
- Objetos de interiores, como velas aromáticas, umidificadores e almofadas
- Objetos de papelaria, como canetas de grife
- Cosméticos