Referência em investimentos, bilionário Warren Buffett volta seu foco para ações de companhias japonesas

Investidor está no Japão para encontro com empresários expectativa alta

Mercado reagiu de imediato após notícia positiva, com valorização de papéis em diferentes setores

Considerado um “oráculo” no mundo dos investimentos, o americano Warren Buffett está de olho no Japão. Em entrevista ao Nikkei – Bolsa do Japão, o bilionário considera ampliar seus investimentos em ações no país logo após sua empresa, a Berkshire Hathaway Inc, iniciar uma venda de títulos em ienes.

O impacto no mercado local foi rápido: as ações das principais tradings do Japão saltaram depois de Buffett afirmar que aumentou suas participações nelas de cerca de 5% em 2020 para 7,4% e que está procurando aumentar sua exposição às ações do país.

No alto de seus 92 anos, Buffett está de passagem pelo país asiático e planeja se encontrar com diferentes líderes de empresas, para “apenas ter uma discussão sobre seus negócios e enfatizar apoio”, porém, sem citar as empresas.

Na entrevista, Buffett comparou as cinco grandes tradings do Japão com a Berkshire e disse que faria negócios com elas. “Adoraríamos se algum dos cinco viesse até nós e dissesse: ‘Estamos pensando em fazer algo muito grande ou estamos prestes a comprar algo e gostaríamos de um parceiro ou algo assim’”, disse ele, conforme aponta a entrevista.

Ele então acrescentou que, embora não tenha participação em outras grandes empresas japonesas, “sempre pensa em algumas”.

O interesse de Buffett é “um lembrete de que existem oportunidades de investimento atraentes e com bons preços no Japão”, disse Lorraine Tan, diretora de pesquisa de ações da Morningstar Asia. “Dado o que sabemos ser suas preferências, ele estaria procurando por empresas bem administradas que desfrutam de vantagens competitivas e que ele considera subvalorizadas.”

Impacto imediato – As ações da Mitsubishi Corp., a maior corretora, subiram 3%, maior avanço desde 1 de março. A Mitsui & Co. subiu 3,7%, enquanto Marubeni Corp., Sumitomo Corp. e Itochu Corp. também tiveram alta. O Topix do Japão ampliou os ganhos após a notícia.

As observações de Buffett “podem encorajar investidores estrangeiros a investir em ações japonesas, especialmente em ações de valor”, disse Hiroshi Namioka, estrategista-chefe da T&D Asset Management.

Os estrangeiros venderam ações e futuros japoneses na Bolsa de Valores de Tóquio nas últimas três semanas após a crise bancária internacional de março, embora continuem sendo compradores líquidos até agora este ano. Nos últimos 12 meses, o índice MSCI Asia Pacific excluindo o Japão caiu 8,6%, em comparação com uma queda de 0,8% no Topix mais amplo usando termos em dólares.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img