Vinhedo recebe festival de cultura japonesa nos dias 20 e 21 de maio


Grupo Awa Odori Represa estará presente na 11ª edição do Festival do Japão de Vinhedo

Com expectativa de receber um público estimado em cerca de 40 mil visitantes, a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Vinhedo (Acenvi), com apoio da Prefeitura de Vinhedo, realiza nos dias 20 e 21 deste mês, no Parque Municipal Jayme Ferragut (Parque da Uva), a 11ª edição do Festival do Japão. O evento tem como objetivo a preservação e divulgação da cultura japonesa. Além de exposições, estandes de vendas de produtos e  área gastronômica com diversos pratos da culinária japonesa, haverá apresentações de taiko com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko de Campinas; Grupo Infanto Juvenil de Taiko e Odori Mary Nishimura e Midori Sato; de danças folclóricas com o Grupo Awa Odori Represa e Grupo Mitsuba Yosakoi Soran e shows com cantores, entre eles Ricardo Nakase, Pedro Mizutani, Pamela, Luis Yabiku, Isadora e Sergio Tanigawa, além de Desfile Cosplay

Expectativa – De acordo com o ex-presidente da Acenvi e responsável pelo setor de bazaristas, Francisco Akira Asai, a expectativa para a retomada do evento é grande. “Trata-se de um legado que já vínhamos trabalhando há muitos anos”, conta Akira, lembrando que a primeira edição do Festival foi realizada em 2010 como parte da Semana da Cultura Japonesa. Ele explica que a Acenvi, na realidade, tem uma história recente. Foi fundada em 28 de janeiro de 2006 por Koyu Kobashi, um antigo morador da cidade que sentiu a necessidade de unir a pequena comunidade nikkei local, que até então realizav eventos esporádicos. Atualmente a associação conta com cerca de 80 associados.

Com apoio da Prefeitura, o Festival do Japão cresceu tanto que foi inserido no Calendário Cultural do Município e é considerado um dos grandes eventos de Vinhedo ao lado de festas tradicionais como o Encontro de Motociclistas e Triciclistas; o Desfile de Cavaleiros e a Festa do Milho da Paróquia São Francisco de Assis. 

Em 2019, na décima edição, o então cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi prestigiou o Festival do Japão de Vinhedo, que foi realizado em dois finais de semana e fez parte das comemorações dos 70 anos de Vinhedo.

(Aldo Shiguti)

11º Festival do Japão de Vinhedo

Quando: Dias 20 e 21 de maio. Sábado, das 10 às 22h; e domingo, das 10 às 17h)

Onde: Parque Municipal Jayme Ferragut (Estrada da Boiada, S/N – Portal – Vinhedo – SP

Ingresso: 1Kg de alimento não perecível para a FUNSSOL Vinhedo

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE PALCO

SÁBADO (20)

Coral Conviva

Cerimônia de abertura

Grupo Infanto-Juvenil de Dança

Taiko Tsubame (Nipo Campinas)

Show Isadora

Show Mayumi Midori

Kasa Odori

Show Rick Akio

Taiko Tsubame

Academia Shaolin Kung Fu de Valinhos

Show Sergio Tanigawa

Shamisen/Sanshin Bandolim de Okinawa

Odori Okinawa (Campinas)

Desfile Cosplay

Taiko Yuriki (Okinawa São Paulo)

Luis Yabiku

Odori Okinawa (Campinas)

Show Pedro Mizutani

Taiko Yuriki (Okinawa São Paulo)

DOMINGO (21)

Awadori (São Paulo)

Taiko Mitsuba (Campinas)

Soran Mitsuba

Show de Mágica com Ossamá

Show Pamela

Taiko Okinawa (Campinas)

Katsura Odori (Kabuki I)

Show Rafael

Katsura Odori (Kabuki Ii)

Taiko Mitsuba (Campinas)

Mágica com Ossamá

Show Luis Yabiku

Soran Mitsuba (Campinas)

Taiko Okinawa (Campinas

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img