VIII Festival Nacional de T-Bol – Taça Yakult reúne nova geração em Ibiúna

Nippon Blue Jays – Nelson Yajima

Nos dias 4 e 5 de novembro, o Centro de Treinamento/Academia de Beisebol Yakult, localizado em Ibiúna, interior de São Paulo, recebeu a 8ª edição do Festival Nacional de T-Bol – Taça Yakult. Organizado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), o torneio teve um novo recorde histórico no número de participantes, com 27 equipes dos estados de São Paulo e do Paraná.

Participaram cerca de 400 atletas com idades entre  5 e 8 anos das seguintes equipes: Anhanguera, Atibaia, Bastos, Cooper A, Cooper B, Cooper C, Gecebs, Gigante, Guararapes, Ibiúna A, Ibiúna B, Indaiatuba, Marília A, Marília B, Maringá, Mogi das Cruzes, Nikkei Curitiba A, Nikkei Curitiba B, Nippon Blue Jays A, Nippon Blue Jays B, Nippon Blue Jays C, Osasco, Pinheiros, Piracicaba, Presidente Prudente, Tozan e Tupã.

No sábado, 4, os times foram divididos em um grupo de seis equipes, um de cinco equipes e quatro de quatro equipes que jogaram entre si dentro dos grupos. No domingo, foram formados novos grupos que também jogaram entre si. “Este é, sem dúvida, o maior evento de T-Bol realizado até agora”, comemora Ricardo Iguchi, responsável pelo Departamento Técnico da CBBS.

Incentivo – O torneio, que serve como iniciação para as crianças no esporte, tem como principal objetivo estimular o gosto pelo beisebol e é considerado o primeiro passo para a formação de grandes jogadores no Brasil. “O T-Bol é importante para que as crianças entendam melhor as regras e aprendam que o objetivo não é ganhar, mas jogar”, ressalta o dirigente.

Ricardo Iguchi reforça, ainda, que o torneio é realizado para que as crianças que praticam beisebol em seus clubes possam se divertir e aprender a gostar ainda mais do esporte. Com essa atividade, as crianças podem desenvolver melhor a coordenação motora e a técnica de swing (uma tentativa de rebater corretamente). “Temos vários atletas brasileiros atuando no exterior que começaram jogando T-Bol e se profissionalizaram”, relata.

A Yakult é uma tradicional apoiadora do beisebol no Japão, onde mantém o time profissional Tokyo Yakult Swallows, e investe no esporte no Brasil desde 1999. “A cada ano, o Festival T-Bol é mais prestigiado pelos atletas mirins e suas famílias. E isso é um estímulo para que mais crianças se interessem pelo beisebol”, acentua o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

Fotos: Nelson Yajima

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img