Uma das modalidades mais populares entre descendentes de japoneses, o gateball movimentou o Estádio Toru Hondo, na zona sul de São Paulo, com a realização, nos dias 27 e 28 de julho, do 38º Campeonato Brasileiro de Gateball Feminino e 28º Campeonato Brasileiro de Gateball Masculino.
Em campo, dezenas de atletas de diversas regiões participaram da celebração esportiva, mostrando habilidade, estratégia e espírito esportivo. A competição contou ainda com a presença de autoridades e personalidades durante a cerimônia de abertura. Estiveram presentes, por exemplo, os vereadores Aurélio Nomura e George Hato, que parabenizaram a organização e a entidade representativa da modalidade, presidida por Julio Hagio.
Dentre tantas partidas e no clima de confraternização entre atletas e dirigentes, na categoria Soonen Feminino a equipe campeã geral foi Paulista, seguida por Juazeiro e, na terceira colocação, Carrão Kyoyu-B e Ribeirão Preto-A. Já na categoria Kooreisha Feminino, Saga-C consagrou-se a campeã, seguida por Matilde e, em terceiro lugar, Ribeirão Preto e Goiânia.
Entre as equipes da categoria masculina, Goiânia-A faturou a primeira colocação na categoria Soonen Masculino, com o vice-campeonato conquistado por Tupi Paulista. Na terceira colocação ficaram Guaíra-A e Saga. No Kooreisha, a equipe do Carrão Kyoyu-A levantou o troféu de campeã, seguida por Uruma e, em terceiro lugar, ficaram Atibaia e São José.
Memuro-Brasil – Os times e atletas se preparam para mais uma competição que promete movimentar a modalidade: o 9º Campeonato Internacional de Gateball Memuro-Brasil, nos dias dias 21 e 22 de setembro, em Loanda, no Paraná. As categorias são: Prata (sem restrição de idade), Ouro (a partir de 60 anos) e Diamante (a partir de 75 anos).
Inscrições até 16 de agosto na secretaria da UCGB via WhatsApp: (11) 97380-8926 ou e-mail: ucgb@gateball.org.br