Multidão interessada em ver ator Takuya Kimura caracterizado deixou autoridades em alerta máximo
As autoridades locais da cidade de Gifu, no centro do Japão, ligaram o alerta máximo no último domingo. Tudo por conta do “Festival de Gifu Nobunaga”, que atraiu nada menos do 460 mil pessoas interessadas em conferir um ator superstar vestido como um senhor da guerra montado em um cavalo.
O evento transcorreu sem problemas, embora três mulheres tenham sido levadas ao hospital com ferimentos leves. As autoridades monitoraram cada segundo do evento – especialmente após a tragédia de Halloween ocorrida há duas semanas em Seul, na Coréia do Sul, quando mais de 150 pessoas morreram pisoteadas em um evento público.
O festival de dois dias, que começou no sábado, culminou no domingo com um desfile de pessoas vestidas de samurais, lideradas pelo ator Takuya Kimura a cavalo e vestidos como o senhor da guerra do século 16 Oda Nobunaga, responsável pela unificação metade das províncias do Japão sob seu domínio.
Kimura, junto com o colega ator Hideaki Ito e outros artistas, iniciaram o desfile de guerreiros pela rua principal do centro da cidade, com gritos de guerra, seguido por figurantes vestidos como soldados. Os espectadores à beira da estrada aplaudiram e tiraram fotos atrás das cercas enquanto as autoridades da cidade dividiam a área de visualização em 16 seções e restringiam o movimento dos espectadores para evitar acidentes.
Desde que a participação dos dois atores foi anunciada, o festival atraiu a atenção nacional, com mais de 960.000 pessoas – mais que o dobro da população da cidade, de 400.000 habitantes – solicitando admissão. Já a participação do público foi muito superior ao evento anterior em 2019, que atraiu cerca de 250.000 visitantes. O festival foi cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia.
Kimura, membro do grupo de ídolos pop japonês SMAP, ativo entre 1988 e 2016, participou de um evento de palestras em Gifu após o festival e disse: “Estou muito feliz por termos conseguido encenar o desfile com segurança sob circunstâncias controladas”, disse. O ator foi escalado como Nobunaga no festival deste ano, pois fará o papel do senhor da guerra no filme “The Legend & Butterfly”, a ser lançado em janeiro no Japão.
O festival começou em Gifu em 1957 para homenagear Nobunaga, que teria contribuído para o desenvolvimento da cidade. O modelo original era um desfile de guerreiros realizado em 1953 para comemorar o 400º aniversário da entrada de Nobunaga no castelo de Inabayama, mais tarde conhecido como Castelo de Gifu.
(com Agência Kyodo News)