A origem do Tokyo Idol Festival, o maior evento de idols do Japão – Parte I

Primeira noite do Tif

O Tokyo Idol Festival, também conhecido como Tif, é o maior evento de idols do Japão, iniciado em 2010. No ano passado, o Tif 2022 voltou a ser realizado de forma presencial depois de 3 anos, sendo um sobrevivente da pandemia. Desde a década de 2010, o Festival sempre se permaneceu na ativa, sendo um evento de muito sucesso dentro do cenário de idol feminino. Há 13 anos, ainda era raro unir vários grupos idols. De que forma então se originou a ideia do Tif? O produtor Seita Kadosawa, da Fuji Television, que foi o criador e coordenador do Tif até a sua quarta edição em 2013, revelou “a verdade sobre o 13º ano do Tif”.


Inspirado em Fuji Rock

Nos dias 7 e 8 de agosto de 2010, foi realizado em Shinagawa, Tóquio, o primeiro evento que traz como proposta uma verdadeira “feira de idols”, o “Tokyo Idol Festival 2010”. Durante o festival, 45 grupos idols se apresentaram, atraindo cerca de 5 mil visitantes. Os fãs de cada grupo se animaram com o evento que envolveu toda a cidade, com várias atrações simultâneas, como talk shows, meet & greets e até apresentações de idol com golfinhos e campeonato de boliche.

Naquela época, a organização do evento apresentou um conceito que parecia um tanto grandioso: criar uma tendência para o nascimento de novos idols em Tóquio; criar uma nova relação entre os idols e a mídia; e realizar a maior feira de idols do Japão. Isso explica a motivação e a determinação de toda a equipe. Após o sucesso da primeira edição do Tif, o ‘boom’ de idols desencadeado pela explosão de popularidade do AKB48 estava finalmente ganhando forças.

Os festivais com vários grupos é algo que não pode ser ignorado quando se discute a cultura idol nos anos de 2010. E o “inventor” desses festivais foi o Seita Kadosawa, produtor da Fuji Television, que foi produtor geral do Tif e também ficou encarregado pelo evento desde seu início até 2013.

Como o Kadosawa teve a ideia de criar um festival que reúne inúmeros grupos de idol? Havia alguma intenção ou propósito por trás disso? Como a emissora de televisão se tornou a organizadora do evento?

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img