
Considerada uma das três maiores feiras relacionadas a games do mundo, junto com a americana E3 e a alemã Gamescom, a Tokyo Game Show abriu as portas nesta semana com uma expectativa enorme por parte da comunidade. E, conforme as expectativas de analistas do setor, trouxe os aguardados títulos esperados pelos fãs, além de apostar as fichas em tecnologias de metaverso e realidade virtual.
A expectativa para o retorno do evento era grande, pois a TGS permaneceu no ambiente on-line por dois anos devido a pandemia. Para esta edição, são esperados nada menos do que 150.000 visitantes nos quatro dias deste ano.
No total, cerca de 600 empresas e organizações de 37 países, incluindo as gigantes japonesas Capcom e Square Enix, estão participando do evento. Apesar de reabrir ao público, algumas das exposições ainda podem ser acessadas online, de acordo a responsável pelo evento, a Computer Entertainment Supplier’s Association.
“As pessoas passaram a reavaliar o valor intrínseco dos jogos durante a pandemia, pois eles servem como ferramenta de comunicação”, destacou o coordenador da Tokyo Game Show, Hideki Hayakawa, durante a cerimônia de abertura. “Queremos que as pessoas aproveitem a emoção dos jogos tanto no mundo real quanto online”, enfatizou.

Na prática, o que se viu no evento é que o metaverso tornou-se uma necessidade na indústria de jogos. À medida que mais empresas, incluindo desenvolvedores de jogos chegando até ao mercado financeiro, começaram a ver o potencial de negócios de um mundo virtual, diversas aplicações estão em desenvolvimento, permitindo aos usuários experimentarem compras, participarem de eventos e se comunicarem de qualquer lugar.
A inclusão das novas tecnologias foi tema inclusive de palestras das próprias empresas ligadas a games. A Bandai Namco Holdings, por exemplo, confirmou que está desenvolvendo um metaverso com o tema Gundam, um robô apresentado em suas animações populares. Queremos criar um espaço onde fãs de todo o mundo possam se reunir e se conectar”, disse o “Chief Gundam Officer” da empresa, Koji Fujiwara.
Como parte dos esforços para promover o interesse público em VR, a empresa exibiu seu headset VR Meta Quest 2 pela primeira vez no game show, juntamente com sete títulos, incluindo o popular jogo de música “Beat Saber” e um novo jogo de tiro “X8 .”
A Capcom também trouxe muita inovação, com uma versão VR de seu popular título de terror “Resident Evil Village”, desenvolvido especificamente para o headset de realidade virtual do PlayStation VR2, que deve estar à venda no próximo ano. Gráficos de alta qualidade e áudio 3D são particularmente eficazes na imersão do jogador no mundo de um jogo arrepiante, segundo a Capcom.
Em termos de negócios, com o Japão diminuindo cada vez mais as restrições sanitárias, o número de organizações participantes chegou em 90% em comparação a 2019, que era de 655. O número de títulos lançados totalizou 1.864, superando os 1.522 em 2019.