O mangá ‘Slam Dunk’ é um dos grandes títulos da antologia Shonen Jump, criado em 1990. Um dos títulos mais famosos da publicação, ao lado de ‘Dragon Ball’, ‘Slam Dunk’ conquistou o mundo, em especial países asiáticos, como a Coreia do Sul. Passado mais de 30 anos, a obra é revisitada pelo próprio criador que assume a direção e torna um dos maiores sucessos do cinema japonês em 2022, agora desembarcando nos cinemas brasileiros no dia 03 de agosto.
A comoção em torno da obra sempre esteve presente por parte da sociedade japonesa, sempre citando o mangá como uma das obras que gostaria que fosse adaptado em dorama ou num novo animê, por ser sido a história favorita de muitos que foram crianças nos anos de 1990. Seu sucesso foi tão descomunal, que a série coreana ‘Reply 1997’ tem um dos personagens principais viciado pelo mangá japonês.
Trazendo os valores essenciais de personagens da revista Shonen Jump, ‘Slam Dunk’ traz a Amizade, o esforço e a vitória para o âmbito do esporte. Usando uma “fórmula” tão presente até hoje em dia em obras como ‘Demon Slayer’, os valores que transitam entre uma fantasia no Japão feudal, num universo com esferas do dragão e numa quadra de basquete se conversam entre si.
Outro fato que desperta a atenção e nesta vez é o quão semelhante é a história de ‘Slam Dunk’ chegar aos cinemas pelas mãos do próprio Takehiko Inoue. Num processo bem similar ao clássico Akira, o próprio autor do mangá original assumiu as rédeas da produção do filme que trouxe computação gráfica que emula a estética de animação 2D. Isso sem contar que o filme foi planejado para ser o primeiro de uma trilogia, o que torna o projeto entre Takehiko Inoue, Toei Animation e a Shueisha (editora da revista Shonen Jump) ainda mais ambiciosos sobre a história de sucesso do time Shohoku nos cinemas de todo mundo.
Um filme que demorou 20 anos para ser produzido
A história de “The First Slam Dunk” retorna meados de 2003, quando o produtor da Toei Animation, Toshiyuki Matsui procurou Takehiko Inoue para dar continuidade a animação da série de televisão. Com sucesso das vendas de DVDs, a Toei Animation queria continuar a adaptação da animação dos anos 1990 em formato de filmes, fechando assim a história do mangá original. Só que isso não atraiu o interesse do Inoue que optou simplesmente por rejeitar a produção de qualquer filme da sua obra.
Em 2009, o próprio Inoue foi atrás do Matsui, assim esboçando a intenção de fazer um filme, mas desejando naquele momento que a obra fosse feita em computação gráfica com a intenção de ser mais realista do que a animação original feita à mão.
O projeto para tornar possível uma animação em computação gráfica fez com que fossem feito diversos testes, sendo muitos rejeitados na intenção de respeitar o traço original e parecer que eles estavam vivos em tela.
Ganhando aprovação do Inoue em 2014, acabou sendo uma sugestão do próprio Matsui que ele assumisse o roteiro e a direção do filme. Isso só se desenrolou em 2015, quando ele aceitou o convite, sendo que só em 2018 o filme começaria a capturar movimentos para os personagens do filme.
Para o público, o anúncio só veio em janeiro de 2021, quando o próprio Inoue anunciou via Twitter que estava produzindo e dirigindo um filme sobre Slam Dunk. Todo processo de produção se encerraria quando o filme chegou aos cinemas do Japão em dezembro de 2022.
Mas do que se trata ‘Slam Dunk’
O mangá traz a história de Hanamichi, um delinquente que se apaixona por uma garota que adora basquete. Para impressioná-la, ele se junta ao time da escola, desafiando rivais e descobrindo sua paixão pelo esporte.
Criado em 1990, ‘Slam Dunk’ mostra desafios de Hanamichi em se tornar jogador de basquete, encontrando rivais, além de superar seus limites para se tornar um dos maiores jogadores de seu time, o Shohoku.
O filme não é uma adaptação literal da obra original
Diferente do que imaginávamos, o ‘The First Slam Dunk’ optou por uma narrativa diferente da sua obra original. Adaptando o arco do confronto entre a escola Shohoku e a Sannoh que é perto do final do mangá original. Ao fazer isso, Inoue insere as jornadas dos personagens por via de lembranças, conseguindo contar a sua história, sem impedir que o foco principal esteja no confronto entre os dois times.
Optando uma escolha bastante arriscada, o filme funciona para todos os públicos que ele se propõe a atingir. Contando o final de um arco que havia ficado incompleto na animação anterior, apresentando um pontapé inicial que funciona como origem e agradando todos aqueles que leram a obra original.
Envolvendo tantas variáveis de uma história, o filme poderia fracassar nos cinemas, mas ele não só se tornou uma das maiores bilheteria de 2022 da Toei Animation (ao lado de ‘One Piece Filme Red’) como também bateu recordes em todo mundo, superando ‘Your Name’ na Coreia do Sul, por exemplo, com 3.818.000 de ingressos vendidos.
Além disso, tanto ‘The First Slam Dunk’ como ‘One Piece Film Red’ foram responsáveis por divulgar o Japão internacionalmente, incentivando e aumentando a quantidade de turistas no país, pelos meses seguintes.
Nos cinemas brasileiros
No dia 03 de agosto, o filme ‘The First Slam Dunk’ estreia no Brasil, numa distribuição Cinecolor Films Brasil em parceria com Festival Konnichiwa!. Tendo apenas uma sessão diariamente, o filme estará nas principais redes de cinema do Brasil, como Cinépolis, e Cinemark.
A distribuição do filme com número de horários reduzido já foi realizado com ‘Demon Slayer: To The Swordsmith Village’ em que os cinemas brasileiros exibiram dois episódios da temporada anterior com o primeiro episódio da terceira temporada. Mesmo assim, a obra teve uma bilheteria expressiva nos cinemas brasileiros.
Para o lançamento do filme no Brasil, a obra ganhou versão dublada, dirigida por Glauco Marques na UNIDUB. Sendo a primeira vez que os personagens ganham uma adaptação em português também em animação por aqui.
Limitado e seleto, o filme ‘The First Slam Dunk’ tem um grande desafio de atrair um grande público. Sendo um filme acima da média, acabará sendo uma produção que irá de boca a boca até conquistar o telespectador.
Slam Dunk no Brasil
Tendo início da publicação em 2005 pela editora Conrad, ‘Slam Dunk’ foi publicado no decorrer de 4 anos, sendo concluído em 2008 num total de 31 volumes. O sucesso da obra, trouxe outros títulos do autor, como ‘Vagabond’ que adapta a história do Musashi para as páginas do mangá.
Em 2016, a obra voltou a ser lançada no Brasil, desta vez numa edição mais recente, baseada no formato Kanzenban que reduzia a série para 24 edições. O sucesso da obra no país, também abriu espaço para uma republicação da série ‘Vagabond’, além da vinda até então inédita ‘Real’ que aborda basquete com cadeira de rodas.
Sendo um dos autores mais influentes de todos os tempos, Takehiko Inoue tem tudo para repetir a história de Akira, desta vez, levando os jogos de basquete para as telas do cinema.
O filme ‘The First Slam Dunk’ estreia nos cinemas brasileiros no dia 03 de agosto.