Suzano realiza 3º Encontro de Entidades Nipo-Brasileiras para alinhar calendário

Em sua terceira edição, Encontro reuniu cerca de 50 participantes na sede do Bunkyo de Suzano – Aldo Shiguti

A Associação Cultural Suzanense (Bunkyo) sediou no dia 18 de janeiro, em sua sede, no Centro de Suzano (Região da Grande São Paulo), o 3º Encontro de Entidades Nipo-Brasileiras de Suzano. Em sua terceira edição – foi realizado em 2020 e no ano passado –, o evento contou com a presença de representantes de associações, instituições religiosas, Sindicato Rural de Suzano, empresários, Rotary Club e da associação chinesa, além do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi – na oportunidade representando o prefeito Rodrigo Ashiuchi –, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, e o presidente da Fundação Kunito Miyasaka e vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -, Roberto Nishio (representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa).

Na pauta, a apresentação do calendário das festas e atividades que as associações locais realizarão em 2024. O intuito é evitar a coincidência de dois ou mais eventos em um mesmo final de semana. Caso isso ocorra, a reunião serve para que as associações façam as devidas alterações. Na programação deste ano constam a Festa da Dália, em março, pela Ipelândia Home (mantida pelo Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo); Festa da Cerejeira, em julho, pelo Bunkyo de Suzano; Bunka Matsuri, em setembro, pela Aceas Nikkey (Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano), entre outras.

Parceria – O secretário Pedro Ishi destacou a importância do planejamento e ressaltou a parceria entre o poder púbico e as associações da sociedade civil. “Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi, que infelizmente não pôde comparecer devido a compromissos assumidos anteriormente, agradeço a todas as entidades pelo importante planejamento até para que a Prefeitura também possa se organizar antecipadamente com relação aos eventos e possa contribuir da melhor forma possível”, disse Ishi ao Nippon Já, explicando que a realização de um evento “mexe com a estrutura da cidade” pois envolve questões como o trânsito e também a saúde – no caso, para a cessão de ambulância e profissionais.

Valores – “Por isso parabenizo não só o Reinaldo Katsumata, presidente do Bunkyo de Suzano, mas como todas as outras entidades pelo planejamento que estão fazendo desde já, para que os eventos não coincidam um com o outro e para que todos possam frequentar as festas das outras comunidades e das outras associações”, disse o secretário, afirmando que, “no final, quem ganha é a população de Suzano”.

Representando o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, Roberto Nishio lembrou que este ano a comunidade japonesa comemora os 116 anos da imigração “e é importante cada vez mais essa integração com todas as etnias que compõem o povo brasileiro”.  Segundo ele, recentemente o governo dos EUA alertou sua população sobre os países com problemas de insegurança e violência, e equiparou o Brasil a países como Afeganistão. “Acredito que com os nossos valores e nossa cultura podemos contribuir para fazer um Brasil cada vez melhor”, assegurou Nishio.

Seinenkai – Reinaldo Katsumata comemorou o sucesso do encontro e explicou que a reunião serviu também para promover a integração entre as associações. “O Encontro serviu também para unir as entidades porque, como a gente costuma falar, nós não somos rivais, nós somos todos amigos e temos que fazer essa integração. E aqui temos representantes não só da comunidade japonesa, estão presentes no dia de hoje a associação chinesa, Rotary Club e instituições religiosas participando desta integração não só da cultura japonesa, mas de toda a cidade, e com isso a gente consegue fazer um calendário de eventos não competindo com ninguém, e com todo mundo ajudando todo mundo”, disse ele, afirmando que “hoje, assim como ocorre em outras cidades, a nossa grande dificuldade é a falta de voluntariado”.

“O importante é que fortalecemos também o Seinenkai [Departamento de Jovens] pois acabamos transmitindo esse espírito de união para eles”, comentou Katsumata, destacando, o Seinenkai do Bunkyo de Suzano reúne jovens entre 14 e 17 anos “e também de 12 anos”.

“São esses jovens que vão ajudar a comunidade a desenvolver, a crescer, preservar e manter a nossa cultura japonesa aqui na região”, conta Reinaldo, lembrando que “fui praticamente criado dentro do Bunkyo de Suzano”. “Minha família participa da associação desde 1973 e eu assumi a presidência em 2019 com esse desafio, de integrar as associações”, comentou, afirmando que as duas primeiras reuniões “deram muito resultado”.

Intercâmbio – Na ocasião, Silvia Mizobuti, contemplada pelo programa de intercâmbio da Jica (Japan International Cooperation Agency) – ficou dois meses na cidade de Komatsu, cidade-irmã de Suzano – fez uma breve apresentação da cidade japonesa e falou sobre as diferentes modalidades de bolsas de estudo.

A Associação Cultural Suzanense também promoveu o plantio de mudas de cerejeira doadas pelo Bunkyo.

Seinenkai do Bunkyo de Suzano participação e incentivo

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img