“Super Mario Bros. Wonder” e “Sonic Superstars” trazem a rivalidade dos 16 bits agora em português brasileiro

Rivais dos consoles na década de 1990, Sonic e Mario já se encontraram em jogos, mas quem cresceu naquela época jamais imaginaria que ambos os personagens ganhariam jogos em português brasileiro.

Em 17 de outubro, o novo jogo do Sonic, chamado “Sonic Superstars”, chegou às lojas com uma grande volta ao passado do personagem. Trazendo jogabilidade 2.5D, Sonic retorna ao estilo clássico que o consagrou no console Mega Drive. O novo jogo ainda conta com o produtor Takashi Iizuka, além do criador do personagem Naoto Oshima, que está de volta e principalmente trazendo o personagem ao mesmo estilo dos primeiros jogos.

O jogo “Sonic Superstars” foi lançado no Brasil com legendas em português brasileiro, sendo o primeiro de cinco jogos recentemente anunciados pela Sega que terão localização no território brasileiro. Os outros jogos que a empresa lançará em português brasileiro serão: “Persona 3 Reload”, “Persona 5 Tactica”, “Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name”, “Like a Dragon: Infinite Wealth” e “ENDLESS Dungeon”.

Diferente do jogo da Nintendo, o novo Sonic não é exclusivo de nenhum console, estando disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Em 20 de outubro, o novo jogo do Mario, chamado “Super Mario Bros. Wonder”, foi lançado nas lojas com exclusividade para o console Nintendo Switch. Trazendo uma jogabilidade que lembra jogos clássicos, diferente do “rival” Sonic, aqui a Nintendo ousou mais, levando os personagens para um novo reino, além de trazer novos potencializadores, como a transformação em elefante.

O novo jogo começou a ser desenvolvido em 2019, sendo produzido por Takashi Tezuka e dirigido por Shiro Mouri. Com o sucesso comercial do filme do personagem nos cinemas, a Nintendo olhou para o jogo com olhos diferentes, fazendo com que o jogo tivesse um orçamento ainda maior nessa reta final, para que o personagem se movimentasse como sua contraparte das telonas.

Este é o primeiro jogo da série principal do personagem que recebe localização em idioma português. Além disso, este é o primeiro jogo com vozes em português, uma mudança e uma conquista muito importantes para o público brasileiro.

A Nintendo com “Super Mario Bros. Wonder” também pensou que o jogo não deveria ser pensado somente no público masculino, apresentando as princesas Daisy e Peach jogáveis ao mesmo tempo. Essa novidade foi comentada pela equipe que se inspirou nas duas filhas do diretor, que gostariam de jogar com personagens femininas, fazendo uma revisão no jogo e tornando-o mais atraente para o público feminino também.

O jogo será lançado em novembro e não terá legendas em português

Quando o assunto é o interesse do público por traduções em português, a Nintendo também anunciou sobre os próximos jogos no idioma, mas ressaltou que sua intenção a longo prazo é que todos os jogos da empresa sejam traduzidos. Infelizmente, no momento atual, a empresa terá que escolher quais títulos terão tradução, o que faz com que jogos como “Super Mario RPG” sejam lançados em novembro sem legendas em português brasileiro. Além disso, a Nintendo também explicou que não tem a política de fazer traduções de jogos já lançados.

Independentemente dos critérios de cada empresa, a SEGA e a Nintendo estão investindo no Brasil, sendo a primeira vez que as duas maiores mascotes do mundo dos videogames estão sendo lançadas em seus respectivos jogos simultaneamente e no idioma português brasileiro.

Este é um crescimento e reconhecimento de um mercado que teve investimentos pontuais, em que um mercado informal foi substituído por distribuição oficial e um reconhecimento nas vendas.

Novo jogo da série ‘Like a Dragon’ terá legendas em português brasileiro em 2024
spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img