O lutador de sumô Sekiwake Mitakeumi se juntou oficialmente ao segundo posto mais alto da categoria (ozeki) depois que sua promoção foi decidida pelo Conselho de Administração da Japan Sumo Association, na última quarta-feira.
O atleta de 29 anos, cujo nome verdadeiro é Hisashi Omichi, conquistou seu terceiro campeonato da carreira com um recorde de 13-2 no recém-encerrado Grande Torneio de Sumô de Ano Novo e alcançou 33 vitórias em três torneios consecutivos, o que é uma referência para ser promovido a ozeki.
Mensageiros da JSA deram notícias de sua promoção ao “Dewanoumi”, onde Mitakeumi fez seu discurso de aceitação, um costume para lutadores recém-promovidos ao posto. “Vou tentar não manchar o nome de ozeki abraçando a gratidão, expressando meu próprio estilo e me dedicando ao caminho do sumô”, disse Mitakeumi.
De acordo com a JSA, Mitakeumi é o primeiro nativo da província de Nagano em 227 anos a alcançar o status de ozeki. Aos 29 anos e 1 mês, ele também é o sexto lutador mais velho desde que o sistema de seis basho foi introduzido em 1958 para subir para o posto de ozeki, um abaixo de yokozuna.
“Eu me sinto aliviado. Eu estava muito nervoso”, disse Mitakeumi depois de se curvar e falar ao microfone em um palco com tapete vermelho. “Meu mentor da escola secundária me ensinou a sempre ser grato pelo sumô”, disse ele, explicando por que escolheu usar a palavra “gratidão” ao aceitar formalmente a honra.
O último lutador a estrear como ozeki foi Shodai. Ele fez isso após o encontro de outono em 2020. A promoção de Mitakeumi significa que haverá um yokozuna e três ozeki no basho de março em Osaka.
(Kyodo News)
Veja abaixo um compilado das lutas de Mitakeuni:
https://www.youtube.com/watch?v=1nblVKQpHLI