Na tarde do último sábado, dia 19 de março, ocorreu o 1º Concurso de Anime Song Dance do Brasil, organizado pela Fundação Japão em São Paulo (FJSP). Sucesso de público e de inscritos, o evento teve 53 dançarinos com 21 apresentações, reunindo 180 espectadores no Espaço Cultural do Edifício Bunkyo, no bairro da Liberdade em São Paulo. Os vencedores desta memorável 1º edição foram Chemical Funk na categoria Grupo e Hinokami Kagura na categoria Solo.
A bancada de jurados foi composta por B-girl Miwa, MC Mamuti, Lucas Jötten, Ricardo Cruz e Koji Ogami. Todos são experientes em suas áreas e são referências na área da dança, do hip-hop, da performance e na cultura pop japonesa. Eles avaliaram com cautela todas as apresentações e três melhores em cada categoria foram premiadas ao final.
Além das apresentações dos participantes, o evento foi recheado de atrações. Os restaurantes Lanikai, Cocoro e Ikkousha ofereceram vouchers para os Prêmios Revelação, Otaku Solo e Otaku Grupo. A loja Akiba Station também ofereceu cinco figures para um sorteio ao final do evento. O cantor Ricardo Cruz, um dos jurados e sócio-fundador do curso de língua japonesa NihonGO, que também apoia o Concurso, fez uma apresentação especial cantando vários anime songs.
A repercussão do primeiro concurso de dança voltado somente a músicas de animê foi tão positiva que uma turma de Poços de Caldas, de Minas Gerias, se organizou em dois carros só para participarem do evento. A viagem de cerca de 250km valeu a pena, considerando que os três classificados da categoria solo foram dessa turma.
Dançarino Gui Gap, que conquistou a segunda posição, e o Blaaze Flaame, da terceira posição, gostaram da nova experiência. Eles contaram que na região onde moram, acontecem poucos eventos relacionados a cultura pop japonesa, e imagina combinado com dança. Pela surpresa de todos, Blaaze Flaame conta que a coreografia da sua apresentação foi improvisada na hora, bem como as batalhas de dança free style. Seu amor pelo animê ‘Naruto’ fez os movimentos fluirem naturalmente.
Hinokami Kagura que venceu a categoria solo, teve a sua primeira participação em um concurso de dança. “É uma sensação inexplicável, porque era algo que eu sempre quis”, comentou com euforia. Sobre a sua escolha de música, disse que não teve dúvidas. Ele dançou ao som de Gurenge, abertura do animê Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba). “Encontrei com esse animê em um momento muito importante da minha vida e toda vez que ouço essa música lembro de tudo automaticamente, é muito mágico”, explica.
O grupo K-Younity não entrou para a classificação geral, mas recebeu o prêmio de Revelação. As integrantes cativaram o público e os jurados através da coreografia com referência a letra da música e interpretação dramática. A líder do grupo Lissa cometou que contou com a ajuda da sua mãe para entender a letra e elaborar a coreografia do grupo.
Chemical Funk, campeão da categoria grupo, também expressou todo o amor pelo animê na sua coreografia. “Todos nós gostamos de animê, mas escolhemos a música de JoJo’s Bizarre Adventure porque um de nossos integrantes é muito fã. Acredito que a música nos permitiu uma liberdade de criação, conseguindo incrementar movimentos do locking e popping, assim como o REAL AKIBA BOYZ, e misturarando referências da primeira até da quarta temporada do animê”, comentou o representante do grupo que já tem 17 anos de história.
Com o sucesso da primeira edição, a expectativa é que o concurso se torne anual e quem sabe ganhe novos formatos. Tradicionalmente ocorrendo na forma de batalhas, estas foram apresentadas pela B-girl Miwa e demais dançarinos, em uma demonstração do que pode vir a se tornar os próximos Anime Song Dance, um formato mais próximo do que é realizado no Japão.