Província de Shizuoka: a terra do shinkansen, chá verde e… cupcake!

Você saberia dizer quantas estações de trem funcionam como paradas de Shinkansen (trem-bala) na Província de Shizuoka? Ao todo, são seis estações. É a segunda província no Japão com maior número de estações com embarque e desembarque de passageiros de Shinkansen. Isto confirma como a província é uma região de importância substancial para o Japão, tanto economicamente como geograficamente. O “Tokaido Shinkansen” é uma linha de trem bala que atravessa a província de leste a oeste. O nome “Tokaido” é uma referência à estrada de mesmo nome, que foi construída durante o Período Edo (1603-1868), e liga Tóquio à Quioto. A estrada conta com muitas paisagens naturais maravilhosas e sítios históricos famosos ao longo de seu percurso. Muitas vezes a estrada foi retratada em ukiyo-e (xilogravura japonesa) ou em haicais (poesia curta japonesa).

Nesta série de artigos, vamos apresentar alguns pratos representativos da província, simulando uma viagem a pé por Tokaido, tão rica em cultura e história. Neste momento, você acabou de passar pelo pico de Hakone, o trecho mais rigoroso de Tokaido. Você está fazendo uma pausa numa casa de chá, com grandes expectativas para começar a jornada em Shizuoka.

Ao ver o cardápio da casa de chá, vemos que este está repleto de doces. Na verdade, muitas comidas típicas surgiram próximas às montanhas, picos e rios. E muitos deles são doces. Sabem por quê? No passado, os viajantes superavam os trechos difíceis e chegavam nessas casas de chá, onde eles descansavam e recarregavam energia comendo alimentos doces. “O seu chá quentinho acabou de chegar!”. Ao tomar um gole, um aroma refrescante e suave vai se espalhar por toda a sua boca.

A província de Shizuoka é o maior produtor de chá do Japão, ocupando cerca de 40% da área de plantação de chá do Japão. Existem mais de 20 áreas produtoras de chá, como Makinohara, Iwatahara, Monte Ashitaka, sopé do Monte Ogasa, áreas montanhosas em torno dos Rios Abe, Oi e Tenryu. Há grande número de marcas próprias de chá. Após o Washoku (culinária tradicional japonesa) ser designado como Patrimônio Cultural Intangível da UNESCO, o interesse pelo chá verde japonês tem crescido cada vez mais. Especialmente o matchá, que ganhou destaque como ingrediente de doces.

A recomendação do dia, da casa de chá, é o “Cupcake de Matchá”. O matchá é reconhecido pelo efeito relaxante, além de combater a obesidade e o envelhecimento. Experimente preparar estes acompanhamentos para o chá, que não são apenas doces, mas são também nutritivos e funcionais.

Curiosidades – No Japão, quando queremos uma bebida alcoólica diluída em água, pedimos para fazer um “mizuwari”. Mas se você estiver na província de Shizuoka e pedir um “Shizuokawari”, você receberá uma bebida diluída com chá verde. O coquetel de chá verde com cerveja é uma excelente combinação.

Com a popularização dos chás vendidos em garrafas plásticas no Japão, o número de pessoas que utilizam o kyusu (bule próprio para o chá japonês) para preparar o chá tem diminuído. Por outro lado, programas de degustação em que se pode saborear o chá num espaço montado no meio de uma plantação de chá, tem feito sucesso.

Também estão surgindo lojas que oferecem degustação livre de mais de 100 tipos de chá, ou que servem “sencha latte”, feito de leite e sencha extraído em máquina de café expresso.

Tradução | Carlos Hideaki Fujinaga

 

Quer experimentar um autêntico cupcake de matchá de Shizuoka? Confira a receita:

Cupcake de matchá

Ingredientes (para 5 unidades):

50 g de Açúcar

1 Ovo

50 ml de Leite:

40ml de Óleo vegetal

 

Grupo A

100 g de farinha de trigo

2 colheres de chá de matchá em pó

1 colher de chá de fermento em pó

 

Grupo B

20 g de açúcar

1 colher de chá de matchá em pó

1 colher de chá de água

 

Grupo C

Ingredientes para opção sem glúten

Substituir farinha de trigo por farinha de arroz

Substituir leite por leite de soja

Recomenda-se óleo de girassol ou óleo de semente de uva

 

Pré-preparo

Deixe os ovos na temperatura ambiente.

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Peneirar os ingredientes “A”

 

Modo de fazer:

Em uma tigela grande, adicione açúcar, ovos, leite e óleo vegetal, nessa ordem, e

misture bem com um batedor.

Adicione os ingredientes do grupo “A” já devidamente peneirados à tigela e misture

uniformemente com uma espátula,

Coloque a massa nas formas e asse ao forno a 180°por cerca de 15 minutos. Depois

de assado, retire e deixe esfriar.

Misture os ingredientes “B” e em seguida cubra os cupcakes.

 

 

Produção culinária, criação de receita|Akiko Ishizu (pesquisadora e especialista em culinária)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img