Para os japoneses, o tempero dos pratos tem um significado um pouco diferente do que para os ocidentais. Na hora do preparo de qualquer prato, é comum pensar mais no “valor nutritivo” do que no “sabor”. Por isso até mesmo temperos combinam ingredientes que tragam algum benefício para o organismo.
O Shichimi – muito popular no outro lado do mundo – traz exatemente este conceito, pois trata-se de uma mistura de sete especiarias, contendo pimenta vermelha moída, pó de pimenta sansho, casca de laranja torrada, sementes de gergelim preto, branco, gengibre moído e alga nori. Há ainda variações nessa combinação, com a inclusão de sementes de papoula e/ou cânhamo.
Versátil, o tempero remonta ao século 17, quando foi originalmente produzido como um condimento saboroso por agricultores onde hoje é a Tóquio moderna.
Além de deixar os pratos com um sabor único, o Shichimi entra nos considerados “superalimentos”, devido ao grande poder nutricional. Todas as especiarias reunidas trazem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, contendo fibras, cálcio, ferro, zinco e vitaminas A, C e E. Além de reduzir drasticamente o nível de sódio dos alimentos, pois não leva sal.
Dentre os usos mais comuns estão no macarrão udon, carnes grelhadas e sopas e até mesmo em pipoca, biscoitos e molho para salada. Também é comum povilhar o tempero diretamente no arroz branco, dando um toque especial.
No Brasil, o produto pode ser encontrado em mercearias de produtos orientais e até mesmo em alguns supermercados.
Quer saber mais sobre outros segredos de saúde e beleza dos japoneses? Clique aqui
Receita de preparo do Shichimi:
Receita simples de Shichimi Togarashi
Ingredientes:
- ½ folha de nori (alga seca)
- Casca de 1 laranja sem a película branca, cortada em tiras grossas
- 4 colheres de chá de piripiri moído
- 2 colheres de chá de sésamo dourado
- 1 colher de chá de gengibre moído
- 1 colher de chá de sementes de papoula
- ¼ de colher de chá de pimenta branca moída.
Modo de preparo:
Para preparar este tempero, pré-aqueça o forno a 140ºC, coloque a casca da laranja numa fôrma antiaderente forrada com papel vegetal e leve ao forno por 45 minutos a 1 hora, até que a casca tenha secado. Em seguida, pique a casca bem fininha.
Triture a alga nori em um processador até formar flocos finos e adicione todos os ingredientes, misturando tudo até ficar bem homogêneo. Depois é só guardar em um frasco hermético, armazenando num local fresco e seco para usar quando quiser.