O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se reuniu com representantes da comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul, no fim da tarde do último sábado, na sede clube da Associação Esportiva e Cultural Nipo-brasileira, no centro de Campo Grande, e compartilhou sobre sua experiência no Japão e os temas debatidos com autoridades japonesas de interesses aos descendentes nipônicos.
“Estivemos com a vice-presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil, deputada Yuko Obuchi, e com os representantes do Ministério das Relações Exteriores. Falamos sobre o visto para yonseis (bisnetos de imigrantes japoneses) e o Enem no Japão. Hoje, temos mais de 200 mil brasileiros no Japão”, comentou o senador Nelsinho Trad.
Nomeado como o chefe da delegação brasileira, Trad e outros parlamentares participaram do “Programa Juntos”, da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), e visitaram por uma semana o país. “Trouxemos o pedido do Consulado do Brasil em Hamamatsu, a cidade mais brasileira no Japão, de oferecer Enem para o ingresso nas universidades do Brasil. Também solicitaram uma certificadora de proficiência da língua portuguesa no Japão”, explicou o senador Nelsinho Trad. Outro ponto destacado pelo parlamentar foi o encontro com a princesa Aico Toshi. Na ocasião, Trad quebrou o protocolo ao mostrar fotos dos seus pais em Campo Grande, no centenário da Imigração Japonesa, em 2008, quando ele era prefeito da Capital.
A maioria dos participantes, membros das diretorias dos clubes da Associação Nipo, da Associação Okinawa de Campo Grande e da Associação Campo-grandense de Beisebol, se recordou do projeto que seria anexo ao loteamento, do Centro de Belas Artes, no Bairro Cabreúva. “Nós da Nipo já discutimos que seria necessário a construção de um jardim japonês, um museo/biblioteca e ter apoio em nossos eventos”, explicou o presidente da Nipo, Nilson Aguena, ao senador Nelsinho Trad.
De férias em Mato Grosso do Sul, o cônsul para Assuntos Gerais e Políticos, Hiroyuki Ide, também fez questão de participar do encontro e aprovou a sua atitude. “Vou repassar todas as informações para embaixada, foi muito interessante o ponto de vista do senador sobre o Japão”, disse.