Saudação do Embaixador do Japão no Brasil HAYASHI Teiji

‘Neste ano espero avançar ainda mais a relação Japão-Brasil’

Feliz Ano Novo! Gostaria de parabenizá-los pela publicação da edição especial de Ano Novo. Quero destacar a contribuição do Nippon Já junto à comunidade nikkei, e espero que continue a desempenhar o importante papel nos vários aspectos, como a divulgação de informações relacionadas ao Japão no Brasil, a promoção da cultura e língua japonesa e o fortalecimento dos laços entre a comunidade nikkei.

O vínculo especial entre a maior comunidade nikkei do mundo, com mais de dois milhões de pessoas no Brasil, e a comunidade brasileira, com cerca de 210 mil pessoas no Japão, é o pilar mais importante da amizade entre nossos dois países. Desde a chegada dos primeiros japoneses ao porto de Santos, em 1908, os imigrantes e seus descendentes superaram muitas dificuldades através de seus esforços e determinação, dando relevante contribuição para o desenvolvimento do Brasil e difundindo de várias maneiras os valores e a cultura japonesa. Eu mesmo pude visitar a cidade de Santos em novembro do ano passado e senti o peso dessa longa história. Mais uma vez, quero expressar minha gratidão a todos os nikkeis que têm conectado fortemente o Japão e o Brasil como uma ponte de amizade entre nossos dois países.

No ano passado, o presidente Lula foi convidado a participar da Cúpula do G7 em Hiroshima, em maio, e as relações amistosas entre Japão e Brasil foram aprofundadas ainda mais com a sua visita. Uma das consequências disso foi a isenção de vistos de curta duração para brasileiros. Desde que cheguei ao Brasil em dezembro de 2021, me empenhei pessoalmente em concretizar essa medida para aproximar ainda mais o Japão e o Brasil. Muitos brasileiros, inclusive nikkeis, já visitaram o Japão apenas com seus passaportes, sem a necessidade de obter visto, e os intercâmbios entre nossos países estão se tornando cada vez mais ativos. Espero que cada vez mais pessoas continuem visitando o Japão com esta facilidade e desfrutem dos seus vários encantos. Espero também que a promoção do turismo seja uma oportunidade para impulsionar ainda mais os intercâmbios interpessoais, econômicos e culturais.

Em 2024, o Brasil presidirá o G20, e muitas pessoas, incluindo dignitários do Japão, visitarão o Brasil. Neste ano, tão importante para ambos os países, espero avançar ainda mais a relação Japão-Brasil, e promover mais ainda a cooperação e o intercâmbio com a comunidade nikkei.

Espero sinceramente que 2024 seja um ano maravilhoso para todos vocês. Contamos com seu apoio novamente para este ano.

Embaixador HAYASHI Teiji

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img