São Vicente Matsuri é adiado para o primeiro final de semana de dezembro

Requios Gueinou Doukoukai já está confirmado e promete agitar a primeira edição do São Vicente Matsuri que acontece em dezembro na Marina Aquarium – Divulgação

Marcado para os dias 24, 25 e 26 de novembro, o São Vicente Matsuri foi adiado por conta da previsão de fortes chuvas para este fim de semana. Com isso, o Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa será realizado no primeiro final de semana de dezembro (dias 01, 02 e 03), na Marina Aquarium. Os organizadores prometem um grande evento para celebrar os 115 anos da imigração japonesa no País. Um festival inédito que promete fazer jus ao legado deixado pelos primeiros imigrantes que tanto batalharam para a construção e preservação dos valores do Japão. 

Mais do que uma celebração, o São Vicente Matsuri é um tributo vivo à história e à cultura, proporcionando uma experiência única que combina tradição e contemporaneidade. A cidade, marcada pela presença e contribuição dos descendentes japoneses, se torna o palco perfeito para este evento grandioso.

A realização é da Marina Aquarium, com organização da Tasa Eventos, reconhecida como uma empresa que tem inovado nos eventos relacionados à cultura japonesa, e apoio da Associação Nipo-Brasileira de São Vicente e da Prefeitura local. Uma grande junção de forças para levar ao público um festival digno de imersão na cultura japonesa.

União – “O principal objetivo é a união de todos. Será um grande encontro entre as famílias, entidades nipo da nossa região, além de admiradores da cultura japonesa”, explica o presidente da associação, Fábio Igai. Segundo ele, a ideia é retomar o ritmo de antes da pandemia. “A nossa associação foi fundada em 2000 com o intuito de preservar e promover a tradição e a cultura japonesa na cidade e hoje estamos nos reestruturando”, conta o presidente, explicando que atualmente a associação realiza os jantares de comida tradicional na primeira e terceira sexta de cada mês.

“Além disso, em agosto realizamos o Fuyu Matsuri e para 2024 estamos planejando oficinas de atividades de cultura japonesa e também o Natsu Matsuri, que deve acontecer em fevereiro”, destaca Fábio Igai.

A iniciativa de realizar o evento partiu desta vontade de levar uma experiência única para a população do município, reforçada com um convite do CEO da Tasa Evento, Takao Sato; e do vereador de São Vicente, Jhony Sasaki. 

Atrações – Ao público, atrações e diversidade não faltarão no São Vicente Matsuri. Para celebrar de forma grandiosa, cultura e gastronomia – dois dos pilares do Japão – se unem durante o evento, com uma praça de alimentação que será um verdadeiro paraíso gastronômico, oferecendo uma jornada sensorial pelos sabores autênticos da culinária japonesa. De sushi e temaki a sashimi, yakissoba, tempurá e rolinho primavera, os visitantes serão levados a uma viagem culinária única.

Nas apresentações artísticas, artistas renomados da comunidade prometem brilhar nos palcos, apresentando uma diversidade de shows musicais, danças típicas e a emocionante percussão do taikô. Nomes consagrados como os cantores Karen Ito e Joe Hirata trazem a energia da música japonesa ao palco; e o Requios Gueinousai Doukoukai promete levantar o público com as batidas dos tambores de Okinawa.

Cultura pop – O São Vicente Matsuri também aproxima o público mais jovem com a cultura pop japonesa. Para tanto, oficinas de mangá estão na programação do evento. Voltado a todas as idades, proporcionarão uma imersão prática e divertida na arte do quadrinho japonês.

A alta tendência do Coslpay é outro grande atrativo para a geração mais nova, pois está confirmado um concurso para escolher a melhor personificação de personagens que são sucesso em desenhos animados, séries e filmes. A área de exposição será uma vitrine para marcas e produtos orientais, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar e adquirir uma variedade de mimos exclusivos, desde itens de decoração a produtos tradicionais japoneses.

(Aldo Shiguti)

São Vicente Matsuri 2023

Datas: 01, 02 e 03 de dezembro

Local: Marina Aquarium – Av. Tupiniquins, 1128 – Japuí, São Vicente – São Paulo

Infoshttps://saovicentematsuri.com.br

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img