Em evento realizado no último dia 26, no Memorial das Conquistas, pouco antes do time entrar em campo na Vila Belmiro parta enfrentar o Coritiba pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos Futebol Clube apresentou seu novo terceiro uniforme. O novo manto santista homenageia os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
O objetivo da nova camisa é resgatar as conexões ancestrais do Clube e da cidade de Santos com o Japão, desde o desembarque dos primeiros imigrantes, em 1908, a bordo do Kasato Maru, até as excursões do time para o continente, na última etapa do Santos do Mundo, campanha de internacionalização da marca.
Estiveram presentes na solenidade, ex-jogadores que atuaram com a camisa santista em solo asiático (Edu, Pepe (como treinador), Marcelo Passos e Edinho), autoridades políticas do Brasil e do Japão, além de representantes da comunidade japonesa da região. Entre os jogadores, o Ídolo Eterno, Edu, foi o responsável em proferir algumas palavras no evento. O vice-presidente José Carlos de Oliveira representou o Santos FC.
Ao final da ação de lançamento da camisa, os convidados assistiram a uma apresentação do grupo de taikô (tambores japoneses) Ryukyu Koku Matsuri Daiko.
“Nunca havia participado de uma ação como essa envolvendo um clube de futebol. Fiquei impressionado com os detalhes e o cuidado que o Santos FC teve em fazer a camisa e com todo o evento. Estão todos de parabéns”, disse Hiroyuki Ide, cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo.