Rio Nikkei realiza primeiro evento do ano

Workshop de taiko com tocadores do grupo Rio Taiko, que em 2023 completa 20 anos

Realizado no último dia 4, na Associação Nikkei do Rio de Janeiro, o “Sabores do Japão” lotou a sede da entidade, localizada na zona Sul do Rio. Mesmo coincidindo com a décima edição do “Festival do Japão em Minas” – realizado nos dias 3, 4 e 5 no ExpoMinas – o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, prestigiou esse primeiro evento de 2023 da Rio Nikkei. 

Ele foi recebido pelo presidente da entidade,  Kenhitiro Kurihara, que também agradeceu as presenças de Koji Fukasawa, presidente da Renmei, e da deputada estadual Elika Takimoto, entre outros participantes.

O evento contou com apresentações do Rio Nikkei Taiko; dança japonesa (com a professora Lilian Eiko Sinohara) e a “Dança dos Peixes” (com a artista Coral), além de demonstração de sumô (com o sensei Daniel Macedo Guedes e sumotoris do Rio Nikkei); aikidô e karatê (com professor Henrique Apolinário Rody e alunos); e demonstrações por integrantes do Aikido Kohira Juku Kanie Dojo Brasil.

Destaque especial para o workshop de taikô com a Rio Nikkei Taiko. Formado atualmente por cerca de 50 integrantes de 4 a 80 anos – divididos em turmas desde tibiko a master – o grupo completa este ano seu 20º aniversário de fundação. 

Com participações de Walter Yoshida (apresentador) e do Seinenkai – que conduziu o torneio numérico – o Sabores do Japão teve ainda workshop de origami com o professor Bruno Ferraz. Os visitantes também puderam levar de lembranças oshi-ê, do sensei Tomo Ishibashi, e origamis de Celina Mayumi Atsumi e Bruno Ferraz.

O público também pôde saborear pratos típicos da culinária japonesa, como yakisoba, takoyaki, yakitori, tenpura, udon, lamen, temaki, karê, gyoza, hot filadelfia, harumaki, inarizushi, doces japoneses, além de salsichão, linguiça no pão, banana caramelada, bebidas como saquê e caipisakê.

Demonstração de sumô com sensei Daniel Guedes

Texto de Teruko Okagawa Monteiro

Fotos de Amelia Satiko Sagara Yoshida e Teruko.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img