‘Retrospectiva: 6 anos de JHSP’ prossegue até 23 de abril no Pavilhão Japonês

Presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug destacou a parceria entre as instiuições e os laços de amizade entre os países

A Japan House São Paulo apresenta, até 23 de abril, a exposição ‘Retrospectiva: 6 anos de Japan House São Paulo’ no Pavilhão Japonês, localizado dentro do Parque Ibirapuera (zona Sul de São Paulo). A iniciativa é resultado de uma parceria com o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, que administra o Pavilhão Japonês.

Por meio de fotos e textos, a ação relembra as 39 exposições que passaram pela instituição nipônica ao longo de seis anos, além de outras atividades que narraram a cultura japonesa e envolveram diferentes perspectivas artísticas, tecnológicas, educacionais, gastronômicas, entre outras.

“É uma ação primeira envolvendo a Japan House, Pavilhão Japonês e Bunkyo. Para nós é uma satisfação poder reunir esses dois ícones da cidade de São Paulo aqui no Parque do Ibirapuera, outro cartão postal da capital paulista. É muito gratificante unir essa parte de atividades da Japan House, que fica na Paulista, e do Bunkyo, localizado na birro da Liberdade, e trazer aqui para um espaço público para que todos possam apreciar”, explicou o presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, Claudio Kurita, que também é diretor de Operações, Eventos e Institucional da Japan House São Paulo.

Cônsul visitou a exposição com Eric Klug, Goulart e Ishikawa

Propostas – Curadora do Pavilhão Japonês, Agata Takiya chama atenção para a arquitetura das duas instituições. “É muito feliz celebrar essa cooperação que também fala sobre a madeira. O arquiteto do Pavilhão Japonês, Sutemi Horiguchi, trabalha muito a madeira, assim como o arquiteto da Japan House, Kengo Kuma. E a exposição, que também tem a madeira presente, coroa esse encontro”, explica Agata, afirmando que o Pavilhão Japonês e a JHSP tem propostas muito similares.

“As duas instituições se preocupam em falar sobre a cultura japonesa para pessoas do Brasil e também de outras partes do mundo já que são instituições que recebem visitantes do mundo inteiro. Por isso, a celebração de seis anos da Japan House foi pensada para acontecer em um espaço que também fala sobre a cultura japonesa”, explicou a curadora, acrescentando que o público pode esperar que virão muitas novidades na programação do Pavilhão Japonês em 2023.

Presente – Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa lembrou que o Pavilhão Japonês foi construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira e doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação. “Por um acordo com a municipalidade, o Bunkyo vem administrando este Pavilhão, um verdadeiro tesouro da cidade”, destacou, explicando que, “com esta exposição, os visitantes terão uma visão da diversidade e riqueza da cultura japonesa, aqui, dentro do Parque Ibirapuera.”

Para Eric Klug, presidente da JHSP, a parceria reforça os laços de amizade entre os dois países nesses quase 115 anos de história da imigração japonesa no Brasil. “Apesar de ainda curta, a história da JHSP é de muito êxito e estamos muito felizes com essa ação”, disse Eric, explicando que a ideia é levar essa exposição para outras localidades brasileiras.

Mostra relembra as exposições que passaram na JHSP

Mostras inesquecíveis –  Desde sua inauguração até janeiro de 2023, a JHSP já recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes. Dentre as mostras inesquecíveis relembradas na exposição no Pavilhão Japonês, estão Kengo Kuma – Eterno Efêmero, sobre o trabalho do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma; O fabuloso universo de Tomo Koizumi, com as vestidos icônicos do designer de moda Tomo Koizumi; Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto, exposição individual inédita da artista visual Yuko Mohri; Equilíbrio, instalação que trouxe uma representação do ciclo da água utilizando balões de acabamento holográfico de maneira lúdica; e [ím]pares, que ressaltou o senso estético japonês por meio do trabalho de cinco designers de joias.

Além das exposições, também está à mostra um panorama das mais distintas atuações como Clube de Leitura, Ciclo de Mangá, Podcast JHSP, Caminhos Brasil Japão, entre outras.

(Aldo Shiguti)

Retrospectiva: 6 anos de Japan House São Paulo

Quando: Até 23 de abril

Onde: Pavilhão Japonês (Av. Pedro Álvares Cabral, s/ n°, portão 10 – Parque Ibirapuera)

Horário de funcionamento: Quinta a domingo, das 10h às 17h

Valores*: R$ 15,00 (adultos) e R$ 7,00 (estudantes com carteirinha, idosos a partir de 60 anos e crianças de 5 a 12 anos). – Crianças até 4 anos: isentas

*Entrada gratuita às quintas-feiras

Informações pavilhao@bunkyo.org.br

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img